logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Primeira edição do Festival das Batatas Raladas em Marco de Canaveses contou com "casa cheia"

Redação

A união entre as freguesias de Soalhães, Tabuado e Várzea, Aliviada e Folhada levou ao "sucesso" da primeira edição do "Festival das Batatas Raladas", que decorreu este domingo, 15 de dezembro, no Abrigo de Montanha na Venda da Giesta, em Marco de Canaveses.

O certame foi criado em torno da preservação de uma tradição gastronómica que atravessa gerações - as batatas raladas -, um prato ligado às tradições natalícias, especialmente ao almoço dos dias 24 e 31 de dezembro, que foi relembrado e celebrado pelas comunidades locais que mantiveram vivos estes costumes enraizados na cultura da Encosta d'Aboboreira.

As expetativas eram de uma grande adesão da comunidade e assim foi como nos comprova António Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de Soalhães. "Acho que superou as nossas expectativas, o que é ótimo. Além de pessoas só da terra, esteve muita gente de fora, portanto o evento foi bem divulgado", afirmou.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, o autarca local enalteceu a importância do evento que mantém viva "a tradição deste prato e é esse o nosso grande objetivo. O feedback, de algumas pessoas que não o conheciam, foi positivo. Ficaram agradados, o que é ótimo".

Também José Fernando Barbosa, presidente da Junta de Freguesia de Tabuado, se mostrava satisfeito pela concretização do festival e não tem dúvidas de que "a junção de forças, entre as três freguesias, já garantia o sucesso. Isto é resultado do êxito do agregar, do trabalharmos todos no mesmo sentido e está aí à vista", parabenizou.

Maria José Cerqueira, presidente da Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, mostrava-se "feliz" por ver uma "casa cheia. Estávamos com as expetativas elevadas, pelo facto de envolver três freguesias e as respetivas associações, e achávamos que íamos conseguir atrair muita gente. A nossa comunicação foi muito boa e tudo isso contribuiu para que estivesse esta casa cheia a esta hora do dia", enalteceu.

Depois da primeira edição, a organização espera que "que suceda a continuação. É importante promover um prato tão característico desta zona e valorizar o património imaterial das nossas gentes. Estou feliz e os meus colegas também. Agradecemos a todos os que contribuíram para que este evento fosse um sucesso", concluiu a autarca local.

Para além das batatas raladas, foram servidos outros petiscos, vinho verde, sobremesas e a animação ficou a cargo da cantora Ana Klaúdia, do Rancho Folclórico de Quintã, do Grupo de Janeiras ACRT e do Grupo de Tocadores de Concertinas.

Marco: 'Festival das Batatas Raladas' celebra tradição e sabores da Encosta d'Aboboreira | A Verdade

Três freguesias do Marco de Canaveses unem-se para criar o I Festival das Batatas Raladas | A Verdade