A Junta de Freguesia de Soalhães, no concelho do Marco de Canaveses, foi palco este domingo, dia 1 de dezembro, da apresentação do I Festival das Batatas Raladas – Sabores da Encosta da Aboboreira, uma iniciativa organizada pela freguesia anfitriã, bem como pelas freguesias de Várzea, Aliviada e Folhada, e Tabuado. Este evento conta também com o apoio do Município do Marco de Canaveses.
O programa irá arrancar no dia 15 de dezembro, pelas 12h00, no Abrigo da Montanha da Venda da Giesta com batatas raladas, petiscos, vinho verde, sobremesas e animação através da atuação da cantora Ana Klaúdia, Rancho Folclórico de Quintã, Grupo de Janeiras ACRT e Grupo de Tocadores de Concertinas.
António Monteiro, anfitrião da apresentação do evento, teve a honra de dirigir as primeiras palavras, afirmando que esta ideia nasceu de uma conversa. “Lembramo-nos e bem deste prato gastronómico que une as nossas freguesias e, a partir daí, metemos mãos à obra para agora levarmos este evento a bom porto”. No que ao local diz respeito, o presidente da junta de Soalhães explicou que se deve ao facto de fazer “fronteira com as freguesias”.
Para o dia 15 de dezembro, António Monteiro tem as expetativas altas, mas acredita que é necessária a colaboração de todos para que seja um “grande evento. Só é possível também com o apoio das associações que irão servir os petiscos e os vinhos. Vamos ter um evento grandioso e que espero que, ano após ano, vá crescendo”, reiterou.
Maria José Cerqueira, presidente da Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, partilhou o sentimento de alegria por dar início a um festival que marca as origens dos fregueses. “É uma honra estar aqui. Somos vizinhos que querem cultivar mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa. Os nossos território são rurais, mas têm uma importância muito grande… ninguém nos tira esta história, uma salva de palmas ao nosso território, o património histórico está no alto concelho”, exaltou.
Já no que ao dia 15 diz respeito, a autarca local reafirmou que “o sucesso vai depender da mobilização que nós fizermos junto das nossas comunidades e relações. É a Aboboreira que nos une e temos muita ligação, isto é um orgulho muito grande. Isto fica para a história. Queremos fortalecer os laços, porque somos nós que comemos as batatas raladas nesta época. No dia 15 de dezembro vamos fazer Natal na Venda da Giesta, porque devemos fazer Natal com os vizinhos da terra. Se nos unirmos acho que vai ser um grande sucesso”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Tabuado, José Fernando Barbosa, destacou que o mais importante é “a vontade que cada um de nós tem. É com grande alegria que apresentamos o I Festival das Batatas Raladas Sabores da Encosta da Aboboreira. Esta colaboração entre as freguesias é um verdadeiro exemplo do que podemos e devemos fazer quando trabalhamos em união com um objetivo comum de valorizar o nosso património. Não é apenas a celebração de um prato tradicional, mas uma forma de honrar as raízes e as tradições de Natal. É através desta partilha que se constrói uma identidade, tenho a certeza que no dia 15 de dezembro vamos criar mais um marco na região”, finalizou.