cinfaes armando mourisco secretario estado agricultura dolmen gabriel carvalho 40 1
Publicidade

O Auditório Municipal de Cinfães foi palco para o debate “Douro Verde Talks: Valorizar o Território – Auscultação da comunidade para a construção da estratégia da região para a década” e contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, e do presidente da Dolmen, Gabriel Carvalho, bem como com a participação do público.

A Dolmen tem realizado várias sessões pelo território do Douro Verde com a intenção de auscultar o público. “Estamos a ouvir a população, as autarquias, investidores, IPSS, entre outros”, referiu Gabriel Carvalho na sessão. Perante uma experiência de 40 anos, a Dolmen está preparada para “perceber concretamente quais são as necessidades, mas também as oportunidades para este território”, no entanto, a equipa pretende “aprimorar esse trabalho, queremos ouvir as pessoas para definir muito concretamente quais são as áreas que temos de trabalhar”.

cinfaes armando mourisco secretario estado agricultura dolmen 23
Foto: Jornal A VERDADE

No decorrer do trabalho, o objetivo permanece o mesmo: “trazer investimento que tenha reflexo na atividade económica deste território”, mas também em áreas como, por exemplo, a ação social ou a valorização de produtos agrícolas e pecuários que “fazem a diferença na economia desta região e na economia familiar”.

Neste sentido, a Dolmen pretende continuar a desenvolver este trabalho e “valorizar as pequenas economias”, mas para isso necessita do “apoio do governo”. É este o apelo que Gabriel Carvalho realizou ao Secretário de Estado da Agricultura. “Queria continuar o apelo do presidente da Câmara Municipal de Cinfães para lhe dar nota da preocupação que a Dolmen tem perante a perspetiva de financiamento do DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) no âmbito do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum)”.

cinfaes armando mourisco secretario estado agricultura dolmen 21
Foto: Jornal A VERDADE

O presidente da Dolmen falou de um cenário atual de financiamento de 350 milhões de euros no âmbito da DLBC, mas com uma perspetiva possível de um próximo financiamento de 150 milhões de euros. Um decréscimo que considera “muito acentuado. Preocupa-nos porque nós sabemos que o território tem necessidades de financiamento muito superiores, o investimento que tem sido feito neste território tem ajudado a crescer e a desenvolver o território. O investimento é essencial, em nome da Dolmen deixo esta preocupação, porque os investimentos dão continuidade ao território, à ocupação e coesão dentro da região”.

cinfaes armando mourisco secretario estado agricultura dolmen 26
Foto: Jornal A VERDADE

O presidente destacou ainda que este investimento tem uma “particularidade significativa. Cada euro é multiplicado, isto é, tem um valor de multiplicação que vai muito para além dos 350 milhões de euros”, mostrando-se convicto de que este investimento apresenta um “efeito multiplicador ao longo do território nacional e na parte que corresponde ao Douro Verde”.

No apelo final, Gabriel Carvalho, presidente da Dolmen, insistiu na necessidade de que o valor “possa ser colocado em perspetiva e possa aumentar”.

Participe no inquérito da Dolmen no âmbito do douroverde2030.

cinfaes armando mourisco secretario estado agricultura dolmen 30
Foto: Jornal A VERDADE