estrada gondar amarante 1
Publicidade

O Jornal A VERDADE foi contactado por um cidadão, residente na freguesia de Gondar, concelho de Amarante, que deu conta de uma estrada “em péssimas condições”. Em causa está a Rua Dr. Álvaro Pereira Teixeira de Vasconcelos, em Vila Seca, Vilela-Gondar. 

Segundo o morador, Vila Seca tem uma estrada que se encontra “totalmente danificada, sendo impossível circular na mesma, sem danificar as peças do automóvel dos demais na freguesia”.

estrada gondar 1

Em representação de vários residentes, o testemunha refere, em nota de imprensa, que “gostaria que fossem tomadas medidas urgentes para dar uma nova estrada a esta freguesia que tanto precisa. Exige-se um piso betuminoso novo e não colocar alcatrão sobre alcatrão, que ainda torna pior a circulação”, defendeu.

Na sequência do relato, o Jornal A VERDADE contactou o presidente da Junta de Freguesia de Gondar, Hugo Vaz, que deu conta de que é um assunto que se estende ao longo de muitos anos, e que a intenção, por parte da Câmara Municipal de Amarante, é dar “início à obra no decorrer deste ano”.

estrada gondar 2

O presidente da freguesia reconhece que esta é “uma estrada bastante importante para a freguesia porque faz a ligação entre a parte urbana e a parte rural, onde moram, curiosamente, mais pessoas. As pessoas fazem muitas viagens, incluindo autocarros escolares que passam por ali, pelo menos quatro vezes por dia. Esta estrada já causou vários danos nos automóveis da população”. 

O autarca local menciona, ainda, que a autarquia fez “pequenos remendos, mas que em nada alteraram a situação porque a estrada está extremamente degradada”. Perante estas condições, Hugo Vaz dá conta de que chegou uma petição “assinada por quase uma centena de pessoas para se enviar à assembleia de freguesia e à assembleia municipal, solicitando ao presidente do município o arranjo daquela rua”. 

estrada gondar 3

Hugo Vaz garante que a Junta de Freguesia de Gondar tem “insistido todos os anos” e espera que “a obra arranque ainda este ano”, porque o arrastamento deste assunto tem provocado, na sua visão, “perda de população na freguesia e perda da qualidade de vida. As pessoas merecem uma estrada digna”. 

A Câmara Municipal de Amarante, contactada pelo Jornal A VERDADE, adiantou que o município tem a decorrer “um procedimento de contratação, com vista ao alargamento do Pontão de Vilela”. Após esta intervenção, a autarquia, em articulação com a Junta de Freguesia de Gondar, pretende “proceder à requalificação da referida rua”.

estrada gondar 4
estrada gondar amarante