rali murca penafiel marco de canaveses
Publicidade

A edição de 2023 do Rali de Murça foi dominada por Marco Oliveira e Ricardo Sousa, a dupla do VW Polo N5, conquistou o título virtual do Campeonato Promo Norte de Ralis.

A prova foi disputada integralmente durante o sábado, 2 de dezembro, com partida às 14h00 e chegada às 19h08, a prova teve, pelo meio, seis especiais de classificação, correspondendo a duas triplas passagens pelos troços cronometrados de Palheiros/Monfebres (9,51 km) e Candedo/Murça (11,19 km), com um total de 62,10 km de percurso competitivo.

Jorge Carvalho, líder da tabela pontual, optou pela “ausência”, abrindo “uma enorme janela de oportunidade para Rui Borges e Marco Oliveira chegarem à glória”. Estes dois chegaram a Murça separados por “apenas um ponto e a pouca margem de Carvalho, isto se contarmos com as suas sete melhores pontuações da época, respeitando o número máximo de provas a considerar, de acordo com o regulamento, no final do campeonato. Ou seja, para Carvalho ser campeão, Borges e Oliveira teriam de desistir. Se os dois terminassem a prova, venceria o cetro em discussão quem ficasse à frente”, explica a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

Marco Oliveira e Ricardo Sousa venceram as quatro primeiras especiais, conseguindo a dupla do VW Polo N5 “cavar” uma distância de 23,1 segundos sobre a dupla Tiago Silva/Pedro Alves (Ford Fiesta R5) e de uns respeitáveis 41,4 segundos sobre Rui Borges e Luís Ribeiro, tripulando um Citroen C3 N5.

Marco Oliveira “até baixou o ritmo na secção noturna final, controlando os acontecimentos, mas conseguiu ainda aumentar a vantagem para 28,8 e 44,3, respetivamente, fazendo na prova do CAMI Motorsport o pleno: vitória à geral, triunfo nas lides do Promo Norte e conquista do título nesse campeonato, coroando assim da melhor forma aquela que é, sem sombra de dúvidas, a melhor época até ao momento do piloto de Várzea do Douro”, pode ler-se na mesma publicação.

A prova foi organizada pelo CAMI Motorsport.