A Semana Europeia da Mobilidade arrancou esta sexta-feira, dia 16 de setembro, e estende-se até ao próximo dia 25. A Câmara Municipal de Penafiel encontra-se a assinalar a efeméride, com várias iniciativas, sendo que a primeira aconteceu esta sexta-feira e consistiu numa visita à Central de Transportes de Penafiel, onde também foi lançado o procedimento para o concurso de concessão de 11 postos de carregamento de veículos elétricos.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, explicou as atividades que vão decorrer durante a semana no concelho, no âmbito desta semana. “No próximo domingo, dia 18 de setembro, no período da manhã, o Largo da Ajuda e toda a zona de trânsito partilhado de Penafiel estarão encerrados ao trânsito, desde as 9h00 até ao meio dia, para que os cidadãos possam usufruir daquele espaço. Convidamos duas associações desportivas, a ADRAP e a Penafiel Bike Club, que se dedicam à promoção do ciclismo, para dinamizarem aquele espaço e para darem oportunidade aos mais jovens de experimentarem o contacto com a bicicleta. Na próxima sexta-feira vamos apresentar os quatro novos percursos pedestres homologados pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Campismo. Terminamos a semana, no próximo domingo, com uma visita guiada à exposição de Automóveis Antigos que está patente no Museu do Automóvel Antigo, localizado no parque da cidade”, descreveu.

De acordo com o autarca “tudo isto é simbólico, mas representa o que é a ambição e o que tem sido a determinação do executivo municipal, e em especial do presidente, em realizar intervenções que promovam uma melhor mobilidade”, concluiu.