octavio passos fotojornalismo
Publicidade

Octávio Passos tem viajado pelo mundo com a máquina fotográfica ao pescoço e captado momentos únicos na área do desporto. Foi uma tacada de golf ao pôr do sol e as ondas gigantes da Nazaré que o fizeram alcançar a “maior conquista” da carreira. 

Vindo do Funchal para terras marcoenses há quase dez anos, Octávio Passos tem se destacado na área do fotojornalismo e no maior concurso de fotografia desportiva do mundo não foi exceção. Entre 700 fotógrafos de mais de 70 países, o homem de 36 anos conquistou a Medalha de Prata. 

“Uma grande fatia dos fotojornalistas e fotógrafos de desporto concorrem neste concurso. Subdividem o concurso em categorias por modalidades desportivas e atribuem as medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria. Para além da medalha de honra atribuída a alguns participantes”, explicou em conversa com o Jornal A VERDADE.

whatsapp image 2023 08 02 at 15.44.45 4

Após ter participado no concurso restava apenas esperar pelos resultados. Durante uma viagem de comboio até Faro, foi surpreendido por novos emails na na caixa de correio. O primeiro anunciava a conquista de uma Medalha de Prata no âmbito geral do concurso, de seguida recebia a notícia que era resultado da junção de uma Medalha de Ouro na categoria “Water” e de uma Medalha de Bronze na categoria de “Golf”, facto que lhe permitiu conquistar uma Medalha de Prata no âmbito geral do concurso. “Fiquei muito satisfeito e contente. Não é a primeira vez que ganho medalhas neste concurso, mas este ano é bastante saboroso obter prata no geral”, destacou.

Os trabalhos foram selecionados no final do ano, após ter aberto o “baú”, o grande arquivo de fotografias tiradas ao longo de um ano, estas duas pareceram as mais indicadas. Apesar de considerar que “são das melhores fotografias tiradas naquele ano”, confessa que “nunca pensou que elas fossem premiadas”.

octavio passos fotojornalismo 2

Também na página de Facebook partilhou que: “Isto é o reflexo de toda a dedicação e paixão que tenho pela minha profissão, de todos os sacrifícios que faço e de toda a competição que tenho dentro de mim para diariamente ser melhor pessoa e profissional. Não é fácil estar longe da família tantas semanas durante um ano, não é fácil perder momentos do crescimento dos meus filhos. Isto só é possível por todo o apoio incondicional que tenho da minha mulher que ‘aguenta o barco’ diariamente e de uma forma fantástica sempre que me encontro fora de casa”, descreveu.

Por fim, deixou ainda um agradecimento a todos os concorrentes: “Parabéns a todos os outros vencedores assim como a todos os colegas da Getty Images que venceram medalhas, bem como ao júri do concurso e à organização”.