annie spratt gn3zv t0x1m unsplash 1 scaled
Publicidade

As tecnologias atuais têm desenvolvido e implementado novos métodos de trabalho e processos mas, acima de tudo, têm sido uma ferramenta em crescimento na aprendizagem inteiramente online. O foco na aprendizagem digital emergiu como uma força presente nos ambientes laborais, técnicos e de especialização por todas as indústrias. Através da acessibilidade cada vez mais elevada e da potencialidade de aprendizagem encontrada nas tecnologias atuais, existem fortes razões para acreditar em um domínio de aprendizagens interativas e digitais. 

Fonte: Unsplash

Níveis de inclusão e retenção

As plataformas de aprendizado online conseguem aumentar os níveis de retenção ao facilitar o acesso ao conhecimento em qualquer lugar. Através delas, os alunos podem assumir o controle e ritmo de seu processo de aprendizagem. Dessa forma, não é necessário se deslocar para o local da formação ou curso e, acima de tudo, pode-se ter acesso à repetição dos recursos educacionais em qualquer altura. Exemplo disso é a oferta do ensino superior, que vai oferecendo um conjunto de formação mais técnica e flexível para alunos que procurem cursos tecnológicos e em linha com as saídas profissionais do futuro.

Desenvolvimento de academias virtuais

As academias de formação online foram desenvolvidas para oferecer conteúdo especializado a todo o tipo de interessados. Por exemplo, plataformas de modelação 3D apresentam-se com várias categorias de aprendizagem fundamentais para profissionais de arquitetura e designers desenvolverem novas capacidades e colocá-las em prática. Também é possível encontrar plataformas de trading, que oferecem uma academia digital onde seus inscritos podem aprender virtualmente todos os conteúdos relacionados com a negociação. Dessa forma, podem aplicar seus conhecimentos diretamente na plataforma e ter acesso às várias temáticas sempre que seja necessário. 

O mesmo acontece com plataformas de aprendizagem de línguas, que se tornaram muito populares pela capacidade de aprender um novo idioma através de vários capítulos. Nesses sites os estudantes desenvolvem conhecimentos de vocabulário e gramática e os colocam em prática com outros usuários. A região do Tâmega não fica de fora desta tendência. O conceito da formação digital nas instituições locais tem implementado sessões para o desenvolvimento de habilidades em várias áreas, tais como as ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Nestas sessões é possível praticar através de programas dedicados e simuladores para representar operações e processos antes de praticar num ambiente real.

Oferta de conteúdo

Os criadores de conteúdo encontraram também maneiras engenhosas de conquistar as suas audiências ao desenvolver canais de aprendizagem nas principais plataformas sociais. Assim como acontece no setor do entretenimento, esta oportunidade permite acessar ao conteúdo de aprendizagem sob demanda em seus dispositivos favoritos e, desse modo, aproveitar o aprendizado de forma mais oportuna. Além disso, com o formato de vídeo curto sendo inquestionavelmente o favorito, os criadores vão tornando os seus recursos educacionais mais especializados através do microlearning. 

Fonte: Unsplash

Com o conceito de microlearning conseguem desenvolver conteúdo e cursos pequenos por meio de imagens, texto, questionários, vídeo, áudio ou até mesmo jogos emocionantes. Esta capacidade de aproveitamento de métodos mais interativos consegue aumentar o interesse de todo o tipo de audiências. Por fim, o microlearning simplifica tópicos desafiadores e ajuda na retenção de longo prazo.

Tecnologias avançadas

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina transformam a maneira como os computadores processam os dados para um nível cada vez mais impressionante. Várias plataformas de inteligência artificial têm feito destaque no mundo das tecnologias, uma vez que suas capacidades de processamento se aproximam ao pensamento humano. Através dessas ferramentas é possível impulsionar a aprendizagem online mais personalizada e torná-la relevante a cada pessoa. O LinkedIn é um ótimo exemplo de plataforma que, através do perfil de usuário, elabora recomendações de cursos relevantes à experiência e área. 

O potencial das tecnologias está a ser aproveitado para desenvolver novos métodos mais eficientes de aprendizagem. A capacidade de implementar formações com melhores níveis de retenção e inclusão é um passo para oferecer melhores qualificações e oportunidades no mundo profissional. Acessar ao conhecimento está hoje mais ao alcance do que nunca e, à medida que o conteúdo continua se inovando, é possível oferecer formação e aprendizagens mais interativas, personalizadas, colaborativas e intuitivas.