protecao civil
Publicidade

O Município de Paredes vai assinalar, no Parque de Estacionamento do Multiusos de Paredes, o Dia Internacional da Proteção Civil esta sexta-feira, dia 1 de março. O evento vai contar com cerca de mil crianças e jovens dos agrupamentos escolares de Paredes, Vilela e Lordelo, mas também dos agentes da Proteção Civil.

O Serviço de Proteção Civil Municipal vai associar-se a iniciativas que incluem exposição de meios e recursos das várias instituições e organizações ligadas às missões de Proteção Civil. Estas iniciativas vão decorrer entre as 10h00 e as 12h30.

Esta sensibilização tem como objetivo alertar “as crianças e jovens para a relevância dos agentes da proteção civil na salvaguarda e socorro da vida humana, dos seus bens e do ambiente perante situações de acidentes, catástrofes ou incêndios”.

Além do Serviço de Proteção Civil Municipal vão estar presentes os Bombeiros de Baltar, Cete, Lordelo, Rebordosa e Paredes, a Cruz Vermelha de Sobreira e de Vilela, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia Municipal.

Estas entidades vão proporcionar “a interação com os diversos equipamentos e farão ações de salvamento e de sensibilização de Suporte Básico de Vida, sessões de esclarecimento sobre as competências dos diferentes agentes de proteção civil, bem como exercícios de demonstração pelo Grupo Operacional Cinotécnica da GNR”, entre outras atividades.

O Dia Internacional da Proteção Civil destina-se “a alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes”.