No dia 4 de dezembro, o município de Cinfães inaugurou a Aldeia Comunitária de Bustelo, o presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, aproveitou o evento para anunciar o aumento de apoios aos agricultores e a realização de uma feira dedicada à agricultura.

O presidente destacou que a agricultura é um “assunto prioritário e que até então os agricultores não tinham tido apoio do município”.

Desta forma, de modo a apoiar os agricultores do concelho de Cinfães foi anunciado que no mês de maio haverá uma “grande feira na vila de Cinfães que já está a ser desenhada”. Nessa altura serão atribuídos apoios aos criadores de ovinos e caprinos e, ainda, à raça arouquesa. Assim, a iniciativa pretende “misturar a atividade económica e a agricultura com a cultura tradicional”.

Para além disso, o valor dos apoios vai aumentar. “Nós estávamos a dar 50 euros por cada animal que nascia e 100 para os que ficavam para produção, iremos passar para 70 e 200 euros, respetivamente“, explicou Aramndo Mourisco.

De momento, o município de Cinfães está a apoiar, pelo terceiro ano consecutivo, ovinos e caprinos, bem como, a raça arouquesa, característica do território e que é fundamental para “atrair o turismo gastronómico, defender a floresta contra incêndios e tornar as paisagens mais bonitas”.

O autarca afirma que é um “sinal de respeito por aquele que solo a solo, muitas vezes em tempo mais agreste, fazem a sua terra, um sinal de gratidão e respeito que nós temos”.

O presidente da câmara municipal termina por dizer “que nós vamos tentando trabalhar com afinco e amor a esta terra. Tudo faremos para que o nosso povo seja mais feliz”.

Para mais informações sobre a Aldeia Comunitária de Bustelo pode ler o seguinte artigo.