agenda cultural baiao
Publicidade

O Auditório Municipal de Baião recebeu durante a tarde deste sábado, dia 27 de janeiro, a Agenda Cultural de eventos que o município vai realizar ao longo do ano de 2024. Durante a sessão foram anunciados 103 eventos previstos, 136 dias de atividade e 120 artistas ou atuações.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, garantiu que 85% dos eventos estão “fechados. É com grande satisfação e orgulho que fazemos a apresentação da Agenda Cultural pela primeira vez, reforça o nosso compromisso com a população, mas também com os agentes turísticos e económicos, é um passo firme no desenvolvimento numa política centrada na qualidade de vida, nas expetativas imateriais da nossa população e na consolidação da nossa identidade cultural”.

agenda cultural baiao14

O autarca explicou ainda que já existem “atividades estruturantes definidas”, mas que de forma “deliberada” optaram por “deixar algumas datas em aberto para dar espaço a outras propostas que possam surgir”. Neste sentido, o município apresentou uma agenda “dirigida para o público em geral. Investimos na diversidade de eventos que compõem a nossa agenda cultural. Desde sábado e até ao último dia do ano todos os fins de semana vão ter atividades programadas, para além de outros eventos durante a semana. A programação de eventos do município deve combinar de uma forma equilibrada com o interesse do munícipe, dando também valor acrescentado para as operações turísticas sediadas no nosso território. As atividades abraçam todas as áreas artísticas e, acredito que esta oferta cultural enriquecerá a vida dos munícipes, mas consolidará Baião como um polo cultural e desportivo na região”, foram algumas das palavras deixadas por Paulo Pereira no início da apresentação.  

A apresentação dos eventos ficou a cargo de cada um dos vereadores ou convidados presentes, no entanto, o presidente enumerou algumas iniciativas, tais como, as Festas de São Bartolomeu que é o evento que “atrai mais visitantes ao nosso concelho, vindo a crescer em qualidade e presença de público”, o Festival da Juventude, o apoio no Festival Festança, a Semana do Desporto que acontece pela primeira vez, o Festival Internacional de Cinema e Literatura Infanto-Juvenil que contou com um vídeo de apresentação de Rui Tendinha, onde referiu que esta iniciativa é “uma fonte de comunicação e de entender o mundo” e será realizada em outubro.

Sem confirmações, Paulo Pereira abriu o véu e afirmou que o município está a trabalhar num “evento de gaming e num evento internacional à volta do vinho verde”, terminando o discurso com a garantia de que haverá conferências e congressos, entre eles, o 16.º Congresso de Psico-drama, em outubro, que considera ser um momento “de partilha e debate”, mas também de “homenagem aos 40 anos de dedicação ao próximo de um ilustre baionense Dr. Teixeira de Sousa”.

Vice-presidente anunciou novos eventos

agenda cultural baiao12

O vice-presidente, Filipe Fonseca, iniciou o seu discurso apelando à participação das pessoas nos eventos e, em específico, nas novas semanas.

Semana da Juventude

Segundo Filipe Fonseca, a Semana da Juventude é “realizada em prol das vontades que nos fazem chegar, mas se ainda houver novas ideias nós estamos cá para as acolher”, esclarecendo que a semana vai decorrer “aquando da realização do Festival ByonRitmos” e que o público poderá voltar a escolher os artistas que quer ouvir durante a semana.

Semana Desporto e Associativismo 

Em 2024, uma das grandes novidades é a “Semana do Desporto e Associativismo” que vai decorrer num período de sete a oito dias e pretende promover “atividades físicas espalhadas pelo território, mas também envolver o movimento associativo que tem uma dinâmica muito forte com a realização de eventos”. Neste sentido, o vice-presidente esclareceu que “existe um portal de associativismo onde podem colocar os seus eventos para não ficarem sobreposto com os da câmara municipal”, afirmando acreditar que em conjunto com o movimento associativo será possível realizar “perto de 200 eventos no concelho de Baião”.

Festival de Música e Desporto

O Festival de Música e Desporto estara inserido na Semana do Desporto e Associativismo. “As dinâmicas de desporto vão decorrer mais no rio e, em conjunto com atividades de animação cultural e musical”. Este festival irá decorrer na zona da Ermida, junto ao rio, para “dinamizar” aquela área do concelho.  

Semana Social da Igualdade 

Esta semana vai acontecer pela segunda vez e, por enquanto, ainda não tem “um esboço traçado”, mas perante o feedback “positivo” recebido em 2023, Filipe Fonseca acredita que será “novamente única e com muito sucesso. Ainda não temos o esboço para este ano, mas o feedback em 2023 dá-nos garantia que esta semana vai voltar a decorrer com várias atividades e terá sucesso”.

Baião tem instrumento musical com 792 tubos

agenda cultural baiao10

O diretor musical, organista e dinamizador da música sacrã, Nuno, explicou que foi feito o “restauro do órgão de tubos, um instrumento musical com 792 tubos com sonoridades diferentes e que é património do concelho e da freguesia”.

Neste âmbito, o concelho de Baião vai contar com oito concertos didáticos entre abril e novembro, aquando da inauguração do instrumento. Para além disso, serão realizadas 40 visitas musicais para que as pessoas possam conhecer o “órgão de perto”.

O dinamizador de musica sacrã adiantou ainda que os concertos terão a participação da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e deixou no ar um desejo: “espero que este instrumento faça parte da cultura dos habitantes e que hajam pessoas mais novas interessadas em conhecer o instrumento e dar continuidade”.

50 anos do 25 de Abril celebrados com eventos para “despertar as pessoas para a liberdade”

agenda cultural baiao9

Armando Fonseca, presidente da Assembleia Municipal de Baião, ficou responsável pela apresentação de várias iniciativas inseridas no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, isto é:

  • Exposição 25 de Abril, 50 anos, 50 artistas, 50 obras no MACC com obras de arte contemporâneas
  • Peça de teatro infantil no Auditório Municipal
  • Peça de teatro musical “Café Chiado 74” no Auditório Municipal
  • Atividades programadas nas Escolas
  • Atividade “Bibliotecas em Liberdade” na Biblioteca Municipal

Para Armando Fonseca “não há nada mais gratificante do que a participação das pessoas. Queremos alargar a mais iniciativas, termos eventos diversificados e que possam chegar a toda a comunidade. Com estas atividades pretendemos despertar as pessoas para a liberdade, porque muitas não sabem o que é viver antes da liberdade e a liberdade está constantemente a ser posta em causa, seja pelos maus exemplos dos políticos ou pelo número de pessoas que aderem à extrema direita, é preciso despertar consciências, incluindo a dos mais jovens”, explicou.

Vereador José Lima: “Em Baião não fecham restaurantes”

agenda cultural baiao8

O vereador José Lima apresentou os eventos gastronómicos, garantindo que Baião sabe “receber bem e tratar bem”, tendo “qualidade” nos produtos. “Quando fazemos bem, conseguimos trazer as pessoas cá e depois elas não deixam de vir“, anunciando que todos os eventos gastronómicos vão ter “novidades”.

  • Feiras gastronómicas 
  • Feira do fumeiro do cozido à portuguesa e dos vinhos de Baião 
  • Agro Douro Verde
  • Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas
  • Feira do Anho Assado com Arroz de Forno

Rui Xará: “A comédia é a melhor forma de mudar mentalidades”

agenda cultural baiao7

Rui Xará ficou encarregue de apresentar o programa de comédia para 2024 e destacou os 25 anos do Clube de Comédia. No âmbito do Stand Up Comedy vão existir espetáculos de forma trimestral.

João Dantas é o artista que já tem os bilhetes para o espetáculo esgotado, mas em maio poderá assistir ao espetáculo de Sofia Bernardo, Fernando Rocha atua a 3 de agosto e João Seabra a 26 de outubro. Já a 2 de novembro será a vez de Fernando Mendes subir ao palco do Auditório Municipal para exibir o espetáculo “Insónia”.

Na opinião de Rui Xará o humor “é a melhor forma de mudar mentalidades. Vamos ter de aprender a comunicar porque estamos todos muito polarizados e o humor pode ser uma forma de lidar com isso”.

Ana Pinto, do Bai’o Teatro, grupo com cerca de seis anos, garantiu que a peça de teatro de Cristina Bessa Luís será levada “para fora do concelho” e que até ao final do ano “poderá surgir um novo projeto”.

Henrique Ribeiro: “Pretendemos que todos os eventos sejam verdes”

agenda cultural baiao6

Henrique Ribeiro, vereador com o pelouro da Sustentabilidade, adiantou que neste âmbito vai ser realizada a III Conferência do Ambiente e Sustentabilidade com o tema Recursos Hídricos. “Vamos ter peritos na área quer nacionais e, se possível, internacionais para debater e aprender a gerir água”.

Pata além disso, o vereador destacou o selo “Baião Destino Turístico Sustentável. É preciso continuar para não perdermos o selo ou para adquirirmos outros selos, assim, pretendemos que todos os eventos sejam verdes e tenham o menor impacto ambiental possível “.

MACC poderá ver uma ceia medieval recriada

agenda cultural baiao5

Anabela Cardoso, vereadora com o pelouro da Educação, destacou algumas das iniciativas a decorrer ao longo do ano, entre elas, as habituais exposições de pintura e fotografia, bem como o desejo de “reforçar” os espetáculos musicais com “vários estilos” e a prática habitual de terem escritores na bibiloteca de forma mensal ou o cinema de quinze em quinze dias e teatro.

Já no MACC Baião, que celebra em 2024 mil anos, serão realizadas “várias iniciativas associadas à história do mosteiro como a recriação de uma ceia medieval ou o lançamento de mais um livro”. Na sua visão, a literatura e leitura é “uma prioridade do município” e, neste sentido, destacou a Feira do Livro, a decorrer em junho, no Jardim de São Bartolomeu.

Espaço culturais 2023

  • 6952 MACC
  • 5387 Auditório Municipal
  • 2632 Biblioteca Municipal
  • 6146 Revolução grisalha 

Revolução Grisalha

agenda cultural baiao4

A Revolução Grisalha regressa pela segunda vez durante três dias, de 28 a 30 de junho, no MACC Baião. Durante a apresentação foi adiantando que a banda cabeça de cartaz são os Quinta do Bill.

José Augusto, assessor do município, explicou que a revolução é “uma viagem no tempo aos anos 70/80/90, uma cápsula do tempo com música e jogos, mas também uma forma de juntar as famílias”, destacando uma observação: “Quando nos cruzamos com grisalhos que não conhecemos trocamos sorrisos”.

O evento foi moderado pelo ator Miguel Frazão.