robertorivelino 2023.12.21
Publicidade

Depois da Finlândia, Roberto Rivelino embarcou para uma nova aventura no estrangeiro, desta vez nos Emirados Árabes Unidos (EAU), mais concretamente no Dubai.

O jovem marcoense, de 29 anos, é, desde o inicio de novembro, novo treinador de guarda-redes do Fursan Hispania, atual sexto classificado da II Liga do campeonato dos EAU, cujo proprietário é o antigo internacional espanhol e ex-jogador do Real Madrid, Michel Salgado.

Rivelino explica que esta oportunidade na carreira surgiu por indicação de “uma pessoa com quem já tinha feito alguns trabalhos de análise de guarda-redes e ‘scouting’ e que faz parte de uma equipa técnica muito conceituada em Espanha”.

“O Fursan Hispania, através dos seus contactos, procurou um treinador de guarda-redes e através dessa pessoa chegaram até mim, com o projeto de desenvolver guarda-redes e tornar o clube como se fosse uma referência do treino de guarda-redes aqui nesta zona”, elucidou.

“O Fursan Hispania é um clube criado pelo Michel Salgado. Ele tem uma mentalidade muito forte, de empreendedor, e teve uma visão a longo prazo de formar talentos aqui no Dubai. Sou um de dois portugueses que aqui estão. Também está aqui o Vítor Quadros, que jogou no Farense, e o resto vem tudo da escola espanhola e alguns ex-jogadores com experiência de Liga dos Campeões”, acrescentou.

Para além de integrar a equipa técnica do Fursan Hispania, o jovem de Marco de Canaveses tem ainda como missão desenvolver os jovens guarda-redes da formação do clube.

“A minha missão tem sido essa e, às vezes, é um pouco desgastante estar a repetir as mesmas coisas todos os dias, mas como são coisas importantes têm de ser ditas e repetidas. É bom também para desenvolver o meu próprio método aqui, porque quando se vê as dificuldades que eles têm e depois, passado duas, três semanas, eles já começam a assimilar coisas no cognitivo, para depois passar para a execução, é de facto muito compensatório para quem incute isto neles”.

Não é a primeira vez que Roberto Rivelino está ao serviço de um clube estrangeiro. Em 2022, integrou a equipa técnica do Helsingfors IFK, clube da primeira divisão da Finlândia.

“São desafios muito aliciantes que eu também procuro, porque preciso de ganhar esta experiência, quero experimentar várias realidades para depois chegar a um patamar onde já tenha conhecimento de tudo o que se passa em vários contextos futebolísticos. Estas experiências vão dar um arcabouço excelente para o que será o Rivelino daqui a dez anos”, afirmou.

robertorivelino2 2023.12.21

As saudades da família e do sossego de Marco de Canaveses vão-se fazendo sentir, mas a adaptação a outra cultura foi ultrapassada sem dramas.

“Quando cheguei aqui, um amigo meu, que já esteve noutros países daqui da região, disse-me: bem-vindo ao mundo ao contrário. Foi o que eu senti um pouco no início desta experiência. Senti que estava aqui a experimentar um mundo ao contrário, diferente de Portugal, mas o Dubai é muito europeu. O próprio país tem pouca expressão naquilo que é a sua população, porque só tem um milhão de habitantes e o resto é estrangeiro”, esclareceu.

Roberto Rivelino é também um analista especializado em guarda-redes, com artigos e comentários em diversas publicações nacionais e internacionais.

É o autor do site ‘O Mundo dos Guarda-Redes‘, o único dedicado à função em Portugal. Recentemente, publicou o livro ‘Pensar o Guarda-Redes’, no qual expõe as suas ideias sobre a função do número 1 do futebol.