celso santana
Publicidade

“A Cana faz jeito às vezes” é o tema do Mercado Medieval de São Nicolau, que está de regresso. Este ano de 2023 marcará a 10.ª edição do evento, que se realizou, a última vez, em 2019. Este ano, diferente do que aconteceu em edições anteriores, a entrada no evento será gratuita.

Em entrevista ao Jornal A VERDADE, Celso Santana, presidente da Junta de Freguesia do Marco, falou sobre as expectativas para os dias 1, 2 e 3 de setembro e sobre o “forte investimento” feito este ano, tanto a nível financeiro como a nível de segurança.

“Devido à pandemia, não realizamos o evento durante dois anos, em 2020 e 2021. No ano passado não houve tempo, uma vez que o evento é preparado com muita antecedência e a incerteza era muito grande e, na elaboração do orçamento, já tem de ficar em rubrica o valor destinado à realização do Mercado”, começou por explicar.

Este ano, a Junta de Freguesia do Marco, decidiu que estava na altura de fazer regressar o evento, que já se tornou “numa referência” para o concelho. “Este ano resolvemos fazer um investimento muito superior, tanto nós como a Câmara Municipal do Marco de Canaveses estamos a investir o dobro neste mercado, porque achamos que devíamos continuar a perpetuar a nossa historia”, frisou.

O tema “A Cana faz jeito às vezes” vem da história do nome do concelho Marco de Canaveses. “Conta a lenda, que a rainha D. Mafalda, quando passou o rio Tâmega ficou com sede e deram-lhe uma cana para ela beber diretamente do rio. E, após beber, ela disse que a «cana dava jeito às vezes», daí o nome de Canaveses. Este é o foco da comunicação da feira. Há muita gente de fora, e mesmo cá do Marco, que não sabe a origem do nome e, daí, é sempre importante relembrar que há uma história por trás”, defendeu.

mercado medieval sao nicolau marco canaveses

De acordo com Celso Santana, a empresa que ganhou o concurso para a organização e promoção do evento “quer fazer do nosso Mercado Medieval, o cartão de visita. O alinhamento das atividades é bastante extenso. Vamos ter na mesma a luta a cavalo e a luta apeada dos gladiadores, entre muitas outras situações que estamos habituados a ver em eventos medievais”, afirmou.

Este ano, o objetivo é “preencher o local na totalidade. Há muitos mercadores que estão interessados em vir ao nosso mercado e acho que, por aquilo que se tem visto ultimamente, vamos ter uma afluência muito grande. Há muita procura por parte dos expositores, não só do Marco, mas daqueles que estão habituados a trabalhar com esta empresa. A promoção será feita de forma diferente e com mais intensidade, durante o mês de agosto, para termos aqui muita gente”.

A pensar na “forte afluência”, a Junta de Freguesia do Marco vai também reforçar a segurança no evento, para que “tudo corra em conformidade. Estamos preocupados com a segurança. Achamos que as pessoas devem visitar um evento e sentir-se seguras. Desta forma, haverá o reforço da segurança e do socorro. Também investiremos no reforço da segurança do evento em si, com segurança privada e com as forças policiais da GNR e da Polícia Municipal”.

A decorrer num “local emblemático do concelho e com uma enorme beleza natural”, o Mercado Medieval de São Nicolau decorrerá nos primeiros dias de setembro. “Deixo o convite a todos que gostem de Mercado Medievais, que venham a São Nicolau. Vamos ter restauração, vamos ter os mercadores e vamos ter muita animação. Vamos tentar fazer deste evento, um evento seguro e de confiança. Espero superar todas as expectativas e todos os números registados até hoje”, finalizou Celso Santana.