energias renovaveis vila boa do bispo 1
Publicidade

A Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo com o apoio da Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, vai criar a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) local.

Esta será a “primeira comunidade de energia renovável composta, exclusivamente, por serviços públicos e gerida por uma cooperativa para o efeito”, explica Miguel Carneiro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo.

Com um investimento inicial total de 32.000 euros, a (CER) de Vila Boa do Bispo “vai conseguir poupar anualmente na fatura de eletricidade cerca de 5.500 euros, sendo que o Pavilhão Gimnodesportivo, poupa 900 euros; os Bombeiros de Vila Boa do Bispo, 1.500 euros, a Casa do Povo 2.250 euros, e a sede da Junta de Freguesia, 850 euros”, pode ler-se na nota de imprensa da Coopérnico.

A poupança é um dos objetivos deste projeto que pretende, segundo Miguel Carneiro, “tornar mais económico o funcionamento dos serviços públicos da freguesia, nomeadamente: junta de freguesia, antigo Jardim de Infância de Lamoso, cemitério, Pavilhão Gimnodesportivo, Pavilhão da Cultura, Casa do Povo, Centro de Dia e Bombeiros Voluntários do Marco”.

Para além disso, “promover uma transição energética mais acelerada, favorecendo a adoção de fontes de energia renováveis, neste caso solar”. Tem também como objetivo “criar um exemplo para a comunidade em geral. Que possa ser encarado e reconhecido como um projeto que depois gera ganhos, quer em  poupança, quer do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, para que cidadãos, empresas ou instituições na região, possam reconhecer uma solução a implementar nas suas próprias instalações”, frisa o presidente da junta.

De acordo com a mesma nota da Coopérnico, o primeiro projeto de instalação de energia renovável fotovoltaica da nova CER vai ser nas coberturas da Sede da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo e do antigo Jardim de Infância do Lamoso e também o Pavilhão Municipal de Vila Boa do Bispo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco Canaveses e a Casa do Povo de Vila Boa do Bispo.

A cobertura do edifício dos bombeiros e da Casa do Povo estão integradas numa segunda fase do projeto, “para conseguir a total independência da rede de todos os equipamentos”, indica Miguel Carneiro.

O projeto resultou de uma “união de esforços entre a Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, Município de Marco de Canaveses, Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, secção de Vila Boa do Bispo.Um esforço conjunto que projeta a freguesia, uma vez mais e pelas melhores razões, no plano nacional”, referiu a Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo na página oficial de Facebook.

A criação desta Comunidade de Energia Renovável foi aprovada em Assembleia de Freguesia a 20 de junho de 2022, passando para a fase de consulta pública, que terminou na terça-feira, dia 2 de agosto.