aaro caminhada marco canaveses
Publicidade

A Associação Amigos do Rio de Ovelha (AARO), situada em Marco de Canaveses, realizou no passado dia 17 de março, a Caminhada em Rio De Onor – Bragança.

Os pedestrianistas começaram a juntar-se na sede da AARO por volta das 06h00 para, juntos, rumarem até ao Rio de Onor. No local reuniram-se 58 participantes para percorrer os sete quilómetros da caminhada “O Lado Português de Rio de Onor”. 

aaro caminhada marco canaveses 1

Durante o percurso, os envolvidos conheceram a Aldeia de Rio de Onor, nomeadamente, a Casa do Touro e presenciaram uma pequena palestra de um artesão local que deu a conhecer alguma história, nomeadamente, “as infrações às regras comunitárias que eram registadas na vara da justiça e sancionadas com multas pagas em vinho. Quanto maior o delito, maior a quantidade de vinho a dar aos outros”.

Segundo nota de imprensa da AARO, o Rio de Onor é “conhecido pelo seu caráter de aldeia comunitária, no qual impera a partilha e entreajuda entre os seus habitantes, como é o caso da partilha de moinhos, fornos comunitários, entreajuda nas tarefas agrícolas e na pastorícia, bem como a boiada e a faceira, para além da forja comunitária”. 

aaro caminhada marco canaveses 2

A AARO levou ainda os participantes pelo “belíssimo açude com as suas poldras, no rio Onor, bem como uma Árvore Notável de Interesse Público, classificada em 15 de maio de 2012, centenária e com 23 metros de altura, diâmetro de copa 20 metros, perímetro de base 6.05 metros, de nome vulgar Carvalho Negral e científico Quercus Pyrenaica Willdenaw”.

No ano de 2017, Rio de Onor foi eleita uma das sete Aldeias Maravilha de Portugal, na categoria de aldeias em áreas protegidas. A caminhada terminou com um almoço convívio e um visita à Aldeia de Gimonde, antes do regresso a casa. 

Facebook da AARO.

aaro caminhada marco canaveses 3
aaro caminhada marco canaveses 4
aaro caminhada marco canaveses 5
aaro caminhada marco canaveses 6
aaro caminhada marco canaveses 7