protecao civil marco canaveses um marco na prevencao
Publicidade

A Escola Secundária do Marco de Canaveses foi palco esta quinta-feira, dia 21 de março, para a apresentação dos materiais didáticos “Um Marco na Prevenção”, um projeto levado a cabo pelo Município do Marco de Canaveses, em conjunto com o projeto “Estudo em Casa” e com o apoio do Ministério da Educação, que visa ensinar os alunos a agir em situações de perigo.

No âmbito do mês dedicado à Proteção Civil, as três entidades apoiaram o desenvolvimento de “ferramentas pedagógicas” e editaram o Manual Didático e Pedagógico – “Um Marco na Prevenção”, que é composto por quatro cadernos sobre o tema da prevenção e segurança e conta com versões e-book, podcast e quiz.  

protecao civil marco canaveses um marco na prevencao 6

A presidente da câmara, Cristina Vieira, esclareceu que esta iniciativa pretende “consolidar e difundir uma cultura de conhecimento. Ao educar os mais jovens sobre a importância da proteção civil estamos a investir no futuro da comunidade”, neste sentido, o município tem procurado, junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, consolidar na comunidade educativa “os conhecimentos e competências para a prevenção de acidentes, desastres e catástrofes Conhecimentos teóricos e práticos que nos permitam salvar vidas”, acreditando ser uma forma “eficaz” de “cativar os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e divertido”. 

A autarca recordou que já foram levadas a cabo “cerca de 400 ações que envolveram mais de 20 mil crianças ao longo do sistema de ensino. Todas essas ações têm como temas os riscos, defesa da floresta, autoproteção e a segurança da comunidade”. 

protecao civil marco canaveses um marco na prevencao 10

Este esforço tem sido feito por parte das entidades porque acreditam que “uma sociedade mais consciente e mais conhecedor dos riscos é também uma sociedade mais resiliente e capaz de enfrentar as situações inesperadas. Todos somos proteção civil e cada um de vós é um agente de proteção civil, esta é a cultura que queremos implementar”. 

Cristina Vieira enalteceu ainda o trabalho dos professores e agentes de proteção. “Queria destacar e agradecer o papel dos professores que são fundamentais e destaco também os agentes da proteção civil, nomeadamente os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, a GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal e a Unidade de Saúde Local do Marco”. 

protecao civil marco canaveses um marco na prevencao 11

Cláudia Torres, coordenadora do “Estudo em Casa”, esclareceu que o manual criado para os alunos do Marco de Canaveses pretende “apoiar o estudo desta temática através de conteúdos interativos e diversificados”, desafiando a comunidade escolar a “trabalhar em equipa para descodificar o manual”. 

A coordenadora destacou ainda que todo o conteúdo foi adaptado para alunos cegos, surdos ou estudantes com daltonismo, garantindo que “quando falamos de prevenção ela deve estar codificada de modo a que todos aqueles que têm as suas barreiras não as sintam, é um desafio que lanço às escolas”. 

protecao civil marco canaveses um marco na prevencao 8

A diretora da escola, Berta Magalhães, referiu-se à implementação do projeto em Marco de Canaveses como “um momento marcante para a escola e um marco na cidade. É determinante que estejamos preparados e, por isso, precisamos de tirar proveito destes materiais. Tenho a certeza que vai correr bem”, finalizou. 

O coordenador municipal da Proteção Civil, Bruno Monteiro, destacou a importância deste material pedagógico centrado nas temáticas da Proteção Civil. “Trata-se de uma iniciativa inédita, ao nível nacional, e de facto enche-me de orgulho, tendo em conta que este é um dos primeiros passos na consolidação desta estratégia de difusão de conhecimento. Já levamos conhecimentos em Proteção Civil a mais 20.000 cidadãos em Marco de Canaveses e, em cada ação complementar que fazemos temos o contributo de todos os nossos agentes e no fundo, de todos os marcoenses”.

Os recursos pedagógicos são oferecidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, equipa “Estudo em Casa” e pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

protecao civil marco canaveses um marco na prevencao 7
protecao civil marco canaveses um marco na prevencao 2

A manhã dedicada às atividades do Mês da Proteção Civil inicou às 09h00 na Escola EB 2/3 Carmen Miranda com uma ação de sensibilização: “Segurança Rodoviária- O uso da bicicleta em espaço público”.

Da parte da tarde, a EB1 Ladário, em Constance, recebeu outra ação de sensibilização: “Incêndios Rurais”.

Ler mais