A Câmara Municipal de Lousada, em colaboração com o FC PORTO Vintage e a ADL Masters, vai promover um jogo de futebol solidário, com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de uma plataforma elevatória para a Ana Sofia. O evento acontece no próximo dia 5 de outubro, pelas 15h00.

“Todos pela Ana Sofia” é o mote para esta iniciativa, sendo que os bilhetes podem ser reservados aqui. O pagamento deve ser efetuado no ato de levantamento. O valor do ingresso para adultos é de três euros, para crianças entre os seis e os 16 anos é de 1,5 euros, e para os mais pequenos, até cinco anos, a entrada é gratuita.

De acordo com o município, a Ana Sofia tem Síndrome de Deleção do ADN Mitocondrial, que faz com que algumas células não tenham capacidade de produzir energia suficiente para fazerem as suas funções. Assim, a Ana Sofia tem várias das atividades básicas afetadas, como falar, comer e andar. “Neste momento, andar é a limitação que levanta mais problemas, uma vez que a Ana Sofia vive num apartamento, localizado no terceiro andar. A plataforma elevatória pode ajudar a minimizar o problema e tem um custo que ronda os 17 mil euros”, foi explicado.

Foi apresentada uma candidatura, com o apoio técnico da autarquia, à Associação Salvador, tendo a mesma sido aprovada e apoiada financeiramente em nove mil euros. Desta forma, as campanhas desenvolvidas têm como objetivo angariar o montante em falta.