alteracoes climaticas
Publicidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vai assinalar o Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de agosto, com um programa de atividades, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). Esta data pretende também alertar para os perigos associados às alterações climáticas.

Neste dia serão proporcionadas atividades desportivas, debates, formação, conversas, exposições, oficinas, música, um acampamento, entre outras. Assim, os jovens poderão refletir sobre “um mundo em transição ecológica e no qual a juventude tem sido a principal reivindicadora da adoção de medidas e ações políticas de mitigação das alterações climáticas e do esforço para uma efetiva proteção do planeta”. 

a dia internacional da juventude 2023 1

Este ano, as Nações Unidas definiram como tema de destaque as “Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável”. A este propósito, este dia pretende sensibilizar “a mudança para um mundo ambientalmente sustentável e respeitador do clima, não só para responder à crise climática global, mas também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. 

Neste âmbito, as Nações Unidas realçaram cinco dados sobre competências verdes dos/as jovens, tais como:

  • A população jovem estará mais tempo sujeita a alterações climáticas cada vez mais severas;
  • As oportunidades económicas sofrerão, igualmente e, por força destas, mudanças significativas. As alterações climáticas ameaçam, até 2030, 40% do emprego. Mas estima-se, com a transição ecológica, a criação de 8,4 milhões de empregos que dependem de um ambiente saudável;
  • Sete em cada 10 jovens querem participar ativamente na transição ecológica;
  • Atualmente a procura de competências, nesta área, excede a oferta;
  • Há disparidades que têm de ser resolvidas.
b dia internacional da juventude 2023 1

Assim, o Dia Internacional da Juventude em 2023 pretende alertar para os seguintes aspetos: Sensibilizar para as competências ecológicas e a sua relevância para a consecução dos ODS, destacando simultaneamente o papel central dos e das jovens na transição ecológica; Dotar as partes interessadas dos conhecimentos e da informação necessários para compreender a importância das competências verdes para os/as jovens; Apresentar políticas e práticas que possam fomentar o desenvolvimento de competências verdes para a juventude.

Recorde-se que o dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

Conheça as atividades em cada uma das regiões, bem como as gratuidades e benefícios concedidos por entidades parceiras à população jovem neste Dia Internacional da Juventude através deste link.