Sabe como construir a presença digital do seu negócio? Temos um guia completo de como o fazer.

Construir uma presença digital forte tornou-se uma prioridade para muitas empresas nos últimos anos. Este já não é um fator de diferenciação, mas sim uma obrigação se deseja ter sucesso. Desta forma contratar uma agência de SEO será uma mais valia.

Segundo um estudo, apenas 62% das empresas portuguesas têm website próprio. Apesar do número estar em crescimento, ainda existem muitas empresas sem qualquer tipo de presença online.

Se está a iniciar um novo negócio ou a evoluir um já existente, estar presente no ambiente online é a chave para o sucesso. Continue a ler e saiba como.

O que é presença digital?

A presença digital é como uma empresa existe e se representa online. É aquilo que as pessoas encontram quando pesquisam pela empresa, desde o seu site e blog às suas redes sociais.

Ela é essencial para construir a reputação de um negócio, aumentar o seu reconhecimento e visibilidade, atrair novos clientes e reter os atuais.

As vantagens de ter uma presença digital são várias:

  • Aumenta o alcance de mercado;
  • Ajuda a segmentar o público-alvo;
  • Aumenta o envolvimento com o público;
  • Ajuda a construir reputação de marca;
  • Ajuda a gerar mais receitas;
  • Constrói confiança e credibilidade.

5 passos para construir a presença digital do seu negócio

1.    Construir um site

Criar um site é essencial para qualquer tipo de negócio, e é mais simples do que imagina, mesmo que não conheça as linguagens de programação.

Este é o primeiro passo para transmitir confiança e credibilidade ao público, criando assim uma montra virtual para os seus produtos ou serviços.

Existem muitas ferramentas gratuitas para construir o seu site como:

  • Wix;
  • Weebly;
  • WordPress;
  • Elementor.

Um bom site deve ser responsivo, de fácil usabilidade, com uma boa estrutura e um layout agradável.

2.    Criar redes sociais

Os clientes em potencial podem estar ativos nas redes sociais e usá-las para saber mais sobre a sua empresa, produtos ou serviços. Por isso, é essencial que esteja presente nelas.

No entanto, não precisa de ter presença em todas as redes sociais. Dependendo do negócio algumas são mais valiosas do que outras, por isso deve analisar as especificidades de cada uma e criar aquelas que vão de acordo com os seus objetivos.

Por exemplo, se estiver a segmentar o público com menos de 25 anos seria uma boa ideia concentrar os seus esforços no Tiktok e Instagram.

3.    SEO

O SEO (otimização para mecanismos de busca) é um dos fatores mais importantes que afetam a presença online de um site. Se ainda não o fez, criar uma estratégia de SEO é uma excelente maneira de ajudar os usuários a encontra-lo online.

Ao otimizar todas as páginas ajuda a direcionar tráfego orgânico para o seu site, e por consequência a aumentar as conversões.

Criar e gerir uma estratégia de SEO não é tão simples quanto parece, e trabalhar com uma agência de SEO com profissionais da área pode ajudar a que obtenha o sucesso que deseja.

4.    Criar conteúdo de forma consistente

O conteúdo continua a ser o fator mais importante na hora de construir a sua presença digital. Quanto mais conteúdo relevante e de qualidade produzir, maiores serão as chances de alcançar o seu público-alvo e conquistar a sua fidelidade.

O blog é a maneira mais comum de partilhar conteúdo com valor agregado, pois permite aprofundar os tópicos e assim fortalecer a autoridade da marca.

Se criar uma estratégia de conteúdo forte, com conteúdo otimizado e envolvente, verá o tráfego e interação necessários para expandir a sua marca.

5.    Google My Business

A configuração no Google My Business é necessária para melhorar a presença digital do seu negócio e alcançar clientes locais.

Esta é uma ferramenta gratuita que permite que adicione o nome da sua empresa, morada, número de telefone, URL de site e outras informações importantes diretamente no diretório do Google. Assim, quando os usuários pesquisarem pelo seu negócio irão aparecer as informações mais relevantes.

Por outro lado, os clientes podem avaliar diretamente o seu negócio neste espaço. Ter avaliações positivas pode ser decisivo para um cliente escolher a sua marca em detrimento de outra.

Dicas a lembrar

Cada negócio é único e a sua estratégia para desenvolver uma forte presença online deve ser adaptada às suas necessidades específicas. Deve escolher as plataformas adequadas aos seus objetivos de negócio, e manter a sua comunicação de acordo com os seus valores.

Tenha também em conta que estes passos não são algo que se faz uma vez, mas sim regularmente. Garanta que o seu site continua otimizado, com as práticas mais recentes e atualizadas.