uniao europeia bandeiraFoto: ALEXANDRE LALLEMAND/Unsplash
Publicidade

Desde o arranque do PT2020, em 2014, os fundos europeus representam 10 mil milhões de euros investidos no NORTE. A aposta em mais de 43 mil projetos, públicos e privados, tem como objetivo o desenvolvimento integrado e sustentável da Região, através da promoção da sua competitividade e da coesão territorial.

Em comunicado, a CCDR-NORTE (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do NORTE) revela que destes fundos europeus, “mais de metade foram investidos no Programa Operacional Regional NORTE 2020, gerido pela CCDR-NORTE, que beneficiou 13.076 projetos em 3,4 mil milhões de euros”.

Na mesma nota, é referido que a “Inovação Empresarial e Empreendedorismo” foi a tipologia de apoio que contou com o maior número de projetos aprovados, seguindo-se a “Qualificação e Internacionalização” com 2731 projetos aprovados.

Já o Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI) reuniu o maior número de projetos (mais de metade do total) com 23.744, a que correspondem mais de dois mil milhões de euros provenientes dos fundos europeus.

Dos restantes programas que integram o PT2020, assinalam-se o Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE) com um investimento de fundos europeus correspondente a mais de mil milhões de euros destinados a 2314 projetos; o Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que obteve um investimento de mais de quase 700 milhões de euros provenientes de fundos europeus, com 727 projetos; e o Programa Operacional do Capital Humano (POCH), com mais de 2 mil milhões de euros, dedicados a mais de 3512 projetos.