novo projeto 58
Publicidade

É já este fim de semana, de 19 a 21 de maio, que Marco de Canaveses recebe a primeira edição do Festival Raízes. Um certame que reúne e promove a gastronomia, os vinhos e o artesanato do concelho.

O evento é promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, a Rota dos Vinhos do Marco e a Associação de Artesãos do Marco. Em conjunto, as diferentes entidades estão a preparar várias atividades, que incluem provas de vinhos e produtos locais, mostras de gastronomia e artesanato, além de música com grupos locais, a decorrer no Parque da Cidade do Marco de Canaveses (junto ao futuro Parque Urbano).

Trata-se de uma nova oportunidade para “dar palco” ao Anho Assado com Arroz de Forno, “que tanto era necessário. As pessoas pedem este tipo de eventos, não só localmente, como na região”, garante Luís Brás, Chanceler da Confraria do Anho.

1 4 platano

Assado com Arroz de Forno. Em declarações ao Jornal A VERDADE, Luís Brás enaltece um festival “que engloba as raízes” do concelho (gastronomia, vinhos e artesanato), tornando “mais forte” a promoção das mesmas. “Temos muita importância nestes três pilares de promoção do município, dos nossos saberes, sabores e tradições aliadas ao bem comer e beber. É de extrema importância dar a conhecer ao nosso público o que de melhor temos no nosso concelho, através das ‘raízes’ dos nossos antepassados, que nos foram deixando de geração em geração. É um evento que irá, de certeza absoluta, marcar pelas parcerias instituídas, no objetivo comum de promoção do que é Nosso”, sublinha.

Para além da gastronomia, os visitantes poderão degustar os vinhos verdes do Marco de Canaveses, comercializados “para todo o mundo”. Para José Armindo, presidente da Rota dos Vinhos do Marco, o Festival Raízes será “o princípio de muitas coisas que poderão, eventualmente, vir a acontecer neste evento. Queremos que, no futuro, seja uma data notável no concelho e que os visitantes possam conhecer melhor tudo aquilo que  produzimos e temos de bom em Marco de Canaveses”.

1 4 chapeleiro

Destaque ainda para o artesanato marcoense que “emerge com características únicas e estará representado nas suas vertentes mais distintas e singulares, reveladoras não só de uma identidade única, mas também de uma cultura que cada vez mais se solidifica, com a importância que lhe é dada”, afirma Glória Silva, presidente da Associação dos Artesãos do Marco. No certame estará representado “o expoente máximo do artesanato marcoense”, o chapéu de palha, assim como “todos os produtos feitos manualmente em palha, a cestaria,  a tanoaria, a cantaria e os trabalhos em cobre. Teremos um produtor de mel e teremos o famoso fumeiro d’avó, para que os visitantes possam saborear e acompanhar um bom vinho verde”, revela Glória Silva.

O Festival Raízes vai reunir diferentes potencialidades do concelho, mas a esperança no “sucesso” do evento é comum. Juntamente com a organização e os restaurantes aderentes, pertencentes à rota, a confraria espera “ter muita gente a degustar o Anho Assado com Arroz do Forno, sempre bem acompanhado com os melhores vinhos verdes brancos, tintos e rosés. E não haverá melhor forma de sair do evento, com um chapéu de palha, ou um artesanato característico da região. O festival será um hino à gastronomia, à valorização da nossa cozinha e à forma de confeccionar o Anho Assado”, disse Luís Brás.

festival raizes event cover 1

Também a Rota dos Vinhos do Marco está confiante no “sucesso” da primeira edição, que “tem todas as condições para correr bem. Vamos tentar que seja o maior sucesso e será, certamente, de muitos”, garantiu José Armindo.

Opinião partilhada pela Associação dos Artesãos do marco, que espera a visita de “muitas pessoas e que todos fiquem com muitas saudades. Queremos, acima de tudo, que queiram regressar em 2024”, concluiu Glória Silva.

O evento é financiado pelo Norte 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.