mulher
Publicidade

Dois especialistas internacionais realizaram estudos sobre a hormona do crescimento no combate ao envelhecimento e concluíram que altura e longevidade têm uma relação direta, sobretudo nas mulheres. 

Já era conhecido que as mulheres têm uma tendência para viverem durante mais anos do que os homens devido ao cromossoma Y e à própria genética. Mas qual é a influência da altura no envelhecimento? 

Com base em milhões de mortes, houve uma relação negativa entre maior altura e longevidade. Segundo o estudo publicado em 2003 na editora neerlandesa Elsevier as pessoas com corpos mais reduzidos têm taxas de mortalidade inferiores e têm menor probabilidade de ter doenças crónicas relacionadas com a dieta.

A explicação que se encontra para este argumento, de acordo com Jean-Marie Robine, é que “quem é mais alto, precisa de mais replicações de células para preencher o corpo, e isso pode desgastá-lo mais rapidamente”. 

Segundo o demógrafo francês, David Sinclair, as mulheres “são mais resistentes à mortalidade e à morte do que os homens porque simplesmente resistem mais às dificuldades”, acrescentando que “enquanto um homem se mantém saudável sem qualquer tipo de incapacidade, o seu nível de mortalidade é o mesmo de uma mulher, mas os homens sobrevivem mal se não estiverem de boa saúde. E as mulheres são muito mais resistentes à saúde ‘imperfeita’”.