enduro apresentacao 092 scaled
Publicidade

O concelho de Marco de Canaveses acolhe, nos dias 24 e 25 de junho, a última etapa do Campeonato Nacional de Enduro. A prova, que é organizada pelo Motor Clube do Marco, foi apresentada ao final da tarde desta quinta-feira, dia 15 de junho.

Durante os dois dias de competição, os pilotos vão percorrer três especiais cronometradas e um total de 64 quilómetros (54 em ligações e 12 em especiais). A grande novidade “é a inclusão da pista ‘Extreme Test’ no Parque Urbano do Marco”, explicou o diretor de prova, José Fernando Silva.

enduro apresentacao 044

“Saímos do sítio habitual, que era junto ao Largo da Feira e passamos a ‘Extreme mesmo para o centro da cidade. Acho que vai ser o ponto mais alto do Enduro, onde as pessoas vão poder estar mais próximas”, disse, em declarações à imprensa. As restantes especiais, a ‘Enduro Test’, localizada no Parque de Lazer Sousa Guedes, e a ‘Cross Test’, em Bem Viver, são já conhecidas dos aficionados, embora tenham sido “redesenhadas. Uma foi redesenhada por mim e acho que está muito bem, e outra pelo Pedro Bianchi Prata”, acrescentou.

O diretor de prova realça ainda o percurso de 52 quilómetros, com “um percurso junto ao rio, onde vamos poder usufruir da frescura. Há a novidade de irmos a Alpendorada e acho que isso também é interessante para o concelho”, sendo que passará também “pelo centro do Marco. Está bem preparado, acho que vamos ter um excelente nacional”.

No total, são esperados cerca de “150 pilotos”, entre eles vários oriundos de Marco de Canaveses. Daniel Pinto, presidente do Motor Clube do Marco, afirmou que “as espectativas não podiam ser melhores”, garantindo que esão todos “muito empenhados em que seja um fim de semana de grandes emoções. Acho que está preparado um espetáculo para as pessoas participarem”.

enduro apresentacao 037

De acordo com o presidente, trata-se de uma prova “é uma prova dimensional, mas está muito preparada, com muita estrutura do mundial. Uma prova muito idêntica como fazemos no Mundial. Já tive oportunidade de ver algumas partes. Vai ser um percurso muito interessante. É também a última ronda do campeonato, que está em aberto. Aqui será conhecido o vencedor de todas as classes, à exceção da feminina”.

Daniel Pinto referiu ainda o reforço da “segurança a nível do policiamento, até porque nesse aspeto é igual a uma prova do mundial, a nível de saúde, reforço de equipamentos”.

Município do Marco apoia o evento

enduro apresentacao 085

A prova conta com a parceria da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e a presidente da autarquia, Cristina Vieira, destaca a “importância” deste evento. “Temos conseguido ter em Marco de Canaveses provas que trazem centenas de pessoas, que acabam por ficar a conhecer melhor o nosso território e nós temos de tirar proveito disso. O deporto é, hoje, de facto, uma estratégia de marketing do Marco de Canaveses e o município tem apostado nisso”, sublinhou.

A presidente realçou ainda o papel do Motor Clube do Marco que “tem correspondido” àquilo que é a aposta “nos desportos e em provas nacionais e internacionais. A câmara municipal está muito agradada com esta prova e está empenhada em ajudar o Motor Clube do Marco”. O objetivo é “partilhar este orgulho que esta associação tem pela terra. Os dirigentes do Motor Clube vestem a camisola de Marco de Canaveses, tudo o que têm feito até agora tem sido com muito empenho, com muita determinação e sobretudo com muito êxito e isso também diz muito sobre a direção do Motor Clube e diz muito sobre a sua capacidade de trabalho e, por isso, estamos muito satisfeitos com este trabalho”, finalizou.