agrival dia de penafiel 2023
Publicidade

O sétimo dia da AGRIVAL foi dedicado ao concelho anfitrião do evento – Penafiel. O dia começou com a tradicional Feira de S. Bartolomeu, também conhecida como Feira das Cebolas. Houve ainda lugar para o Concurso das Cebolas e o Concurso Nacional de Canídeos da Raça Podengo, e no palco tradições cantares ao desafio com “Durval e Amigos”, a atuação do Grupo Vielas do Fado de Penafiel e da Associação Os Amigos do Cavaquinho de Canelas.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, começou por destacar a união dos concelhos durante os 10 dias do certame. “É muito importante. Aliás é um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de forma mais acentuada nos últimos anos e que está agora a dar frutos. Temos agora na nossa Agrival um stand da CIM do Tâmega e Sousa e que é o palco de todos esses municípios. É importante, porque se queremos promover a coesão territorial, então temos de unir esforços, dar mais visibilidade ao que temos de positivo para mostrar e se o fizermos de uma forma articulada fazemo-lo muito melhor e chegamos muito mais longe”, frisou.

agrival dia de penafiel 003

A Feira de S. Bartolomeu tem 282 anos de existência e foi assinalada com um desfile da Confraria da Cebola e do Presunto do Vale de Sousa, que percorreu a Avenida Gaspar Baltar, acompanhada por bombos. O grão-mestre Joaquim Ferreira enalteceu “um dia importante para a confraria que pegou no projeto há nove anos para apoiar os agricultores e organizar a feira das cebolas. Havia cerca de 120 toneladas de cebola e espero que até ao fim de semana esteja esgotado. Portanto, é uma tradição para manter e com projetos para o futuro”, foi a garantia deixada.

Antonino de Sousa deixou o convite para os dias que restam da Agrival, um certame “com notoriedade e prestígio muito grandes. Venham, há sempre muito que ver e coisas a acontecer”.

Reveja a entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e Joaquim Ferreira, grão-mestre da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa.