logo-a-verdade.svg
Economia e Negócios
Leitura: 6 min

Dia da Mulher: Paixão pela restauração une família Xô Pinheiro

O restaurante Xô Pinheiro conta, diariamente, com cinco mulheres que levam, até aos clientes, o melhor da cozinha tradicional marcoense, sempre com uma pitada de inovação.

Redação

O restaurante Xô Pinheiro conta, diariamente, com cinco mulheres que levam, até aos clientes, o melhor da cozinha tradicional marcoense, sempre com uma pitada de inovação. Conceição Pinheiro é a matriarca e tem, ao seu lado, as filhas, Cátia e Sónia Pinheiro, que ajudam a “levar o barco até bom porto”. Também Cidália Pereira e Mónica Monteiro fazem parte desta equipa, que acaba por ser uma família.

Conceição Pinheiro é a mulher responsável pela comida servida no Xô Pinheiro. É mãe de Cátia e Sónia e avó do Gonçalo, da Constança e da pequena Maria Leonor, que são os amores da sua vida. É uma mulher “de armas” que já enfrentou muitos desafios na vida, mas o segredo é “ter sempre um sorriso no rosto“.

xo pinheiro restaurante 10

Sente-se realizada por “saber que os clientes gostam da minha comida. Tentamos, sempre, aliar a tradição à inovação e acho que é isso que faz com que os clientes voltem”. Ser mulher nesta área “é um desafio”, mas garante que “tudo vale a pena, principalmente quando temos ao nosso lado a família”. Aos clientes, Conceição Pinheiro deixa um “agradecimento por todos os momentos partilhados”.

A filha, Cátia Pinheiro, é outro dos rostos desta família. É mãe do Gonçalo e da Constança e é por eles que “batalha” todos os dias. “Ser mulher e ser mãe é um desafio, mas tudo vale a pena. Quando dizem que conseguimos fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo, é mesmo verdade e eu sinto-me feliz por ser assim”, constatou. Pertencer à família Xô Pinheiro “é gratificante”, principalmente por poder “fazer parte da vida dos clientes, que já se tornam nossos amigos”.

O mais difícil acaba por ser “a conciliação da vida pessoal com a vida profissional. Mas eu acredito que, com força de vontade, tudo se consegue”. Sónia Pinheiro foi mãe da pequena Maria Leonor no início de 2025 e afirma que ser mulher, hoje em dia “continua a ser um grande desafio, mas também um exemplo de força e resiliência. Ainda enfrentamos desigualdades e preconceitos, mas, ao mesmo tempo, estamos a conquistar cada vez mais espaço em todas as áreas da sociedade, inclusive na nossa área de trabalho”.

Rodape Xo Pinheiro

Para a jovem mãe, pertencer à família Xô Pinheiro “é fazer parte de um ambiente onde a união e o trabalho em equipa são essenciais. Aqui sinto-me valorizada e apoiada, também agora na nova fase da minha vida. Sou uma apaixonada por esta área. A restauração ainda pode ser um setor desafiador para as mulheres, tendo em conta todas as obrigações extra de uma mulher que já é mãe, por exemplo”.

A conciliação de todos os trabalhos “não é fácil, pois o setor da restauração exige muita dedicação e horários flexíveis. Mas, com organização e apoio da família e da equipa, consigo equilibrar esses dois lados da minha vida”.

Cidália Pereira defende que, ser mulher, “é uma voz ativa no nosso quotidiano” e, para a jovem de 26 anos, fazer parte da família Xô Pinheiro, “tem muito valor”. Há oito anos que trabalha na área da restauração e afirma que “no início, não foi fácil. Acho que ainda temos muito trabalho a percorrer nesta área. Com o tempo acabei por mostrar que nós, mulheres, sabemos e percebemos tanto como os homens”.

xo pinheiro restaurante 18

Conciliar a vida pessoal com a profissional acaba por “ser um desafio”, contudo, “com paciência e com apoio da família, tudo se consegue”. Para os clientes do Xô Pinheiro, Cidália Pereira deixa “um agradecimento especial”, principalmente “a todas as mulheres que também fazem parte desta família”.

Mónica Monteiro é a mais jovem da família Xô Pinheiro. Aos 20 anos acredita que ser mulher “é ter a sensibilidade à flor da pele, é conseguir tornar cada momento mais doce e é sinónimo de coragem, beleza e dedicação”. Para a jovem, fazer parte deste projeto é “gratificante”, recordando que é “uma equipa cheia de mulheres, o que torna tudo mais fácil. Conheço gente nova todos os dias. A mulher na restauração pode ser uma fonte de inovação, criatividade, seja como chef ou gerente”.

“Prática e adaptação”, são as palavras chave para conseguir “fazer tudo. O mais importante é encontrar um equilíbrio que funcione para nós, que permita tanto o sucesso profissional quanto o bem-estar pessoal. Cada pessoa tem o seu processo, e o equilíbrio perfeito pode variar de acordo com as circunstâncias da vida de cada um”, finalizou.

O conteúdo Dia da Mulher: Paixão pela restauração une família Xô Pinheiro aparece primeiro em A Verdade.