cartaz sao joao cinfaes
Publicidade

As festas do concelho de Cinfães, em honra de São João, começam esta quarta-feira, dia 22 de junho, e a autarquia espera “largos milhares de pessoas”.

“Após este interregno de dois anos enche de alegria a quem pode organizar e a todos aqueles cinfanenses, mesmo aqueles espalhados pelos quatro cantos do país que vêm até Cinfães nesta altura, bem como todos aqueles que nos visitam para poderem novamente vibrar, voltar a viver de maneira normal”, refere o presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco.

O programa vai arrancar com a Cascata de S. João dos Escuteiros de Cinfães, a presença da Fanfarra dos Escuteiros de Oliveira do Douro e a atuação do grupo cinfanense “Ympério Musical”.

A festa vai terminar a 25 de junho e, pelo meio, o ponto alto vai acontecer com o tradicional desfile das marchas populares na noite de São João. A partir das 21h00, as marchas da Escola Secundária de Cinfães, da Associação Duelo de Ocasião – Souselo, da Associação Desportiva Travanca – Rancho Infantil As Moleirinhas, da Associação Filarmónica Cultural, Recreativa e Desportiva de Tarouquela, da Associação Recreativa de Nespereira – Grupo Folclórico e da Associação dos Bombeiros Voluntários de Cinfães vão trazer novamente o espírito e tradição dos Santos Populares a Cinfães. Vão ser “centenas de marchantes que desfilarão e que encherão de alegria, animação, cor e luz o recinto das festas” com “a folia necessária para comemorar bem”.

O largo da feira quinzenal vai receber vários concertos, informa um comunicado da autarquia. Esta quarta-feira, vai subir ao palco, a partir das 22h30, o conjunto “Ympério Musical”. Na noite seguinte, noite de São João, vai ser a vez dos “Némanus” e, no sábado à noite, 25 de junho, o cartaz vai apresentar o artista Diogo Piçarra, às 23h00.

O programa vai contemplar ainda a participação da Fanfarra e do Grupo de Bombos dos Escuteiros de Oliveira do Douro e as atuações da Banda Marcial de Cinfães e da Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães. O programa religioso vai contar com a celebração da missa seguida da procissão pelas principais artérias da vila de Cinfães.

“Vai ser um bom São João! Esperamos que o São João e o São Pedro também se entendam e que não chova, que nos deixe fazer essas festas conforme estamos todos a precisar”, comentou.

O autarca sublinhou ainda que são festas “que são sempre muito importantes para qualquer território, assinalar o seu feriado, o seu santo da terra e, sobretudo, também é muito importante para o turismo e para a economia”.

Esperam “largos milhares de pessoas”, à imagem de anos anteriores, que vão “encher completamente o recinto das festas”. “Há muita gente que se junta a nós, cinfanenses que já cá vivemos, e depois os cinfanenses que já estão espalhados pelos quatro cantos do país e emigrantes que vêm de propósito também para assinalar as festividades no concelho, juntar-se à família e, depois, todos aqueles, quer nos concelhos limítrofes, quer nos concelhos mais distantes, aproveitam também para descansar, para vir fazer turismo ate Cinfães, serão muitos milhares de pessoas”, completou. 

285243932 385993750220680 4292423553506719082 n