filme o trio em mi bemol
Publicidade

O Cineclube de Amarante regressa com a programação para o mês de janeiro. O primeiro filme vai ser exibido esta sexta-feira, dia 6 de janeiro, às 21h30, no Cinema Teixeira de Pascoaes, e será “O Trio em Mi Bemol”, de Rita Azevedo Gomes.

O filme conta a história de Jorge que “está a fazer um filme em torno de ‘Le Trio en Mi Bemol’, a única peça de teatro escrita por Éric Rohmer: Adélia e Paul divorciaram-se há algum tempo. Um dia, ela faz-lhe uma visita. Ao longo desse ano, encontram-se sete vezes. Para Jorge, o realizador, ‘volta e meia tem que passar a vassoura por cima de todas as coisas, e tudo tem que ser espanado para voltar a ser dito de novo’, mesmo que ele não saiba porquê. O momento vai contar com a realizadora Rita Azevedo Gomes.

No dia 13 de janeiro, vai ser exibido o “Perante o Teu Rosto”, de Hong Sangsoo, com a seguinte sinopse: “Ela nunca morou num arranha-céus e interroga-se como a irmã consegue. Apareceu em casa da irmã e agora está a acostumar-se à vida na Coreia. Parece guardar um segredo. Um realizador, mais novo que ela, convidou-a para um projeto. Ela recusou educadamente, mas combinaram encontrar-se. O centro da cidade está cheio de vielas estreitas com bares antigos. É aí que se encontram. Quando estão a ficar embriagados, começa repentinamente a chover e trovejar”.

cineclube amarante

No dia 20 chega a vez de “Decisão de Partir”, do realizador Park Chan-Wook, um filme da República da Coreia que tem como base a morte de um homem após uma queda do topo de uma montanha. “O detective Hae-Joon, da cidade de Busan, é chamado para investigar esta misteriosa morte. Durante a investigação, o detective conhece Seo-Rae, viúva do homem morto, e trata-a como suspeita, Mas, devido à personalidade misteriosa desta mulher, começa a interessar-se cada vez mais por ela. À medida que o caso avança, as duas personagens tornam-se cada vez mais próximas, mas enquanto Seo-Rae parece esconder as suas verdadeiras intenções e sentimentos, Hae-Joon, apesar de duvidar dela, mantém um desejo forte por aquela que é a sua principal suspeita”.

Por último, o Cinema Teixeira de Pascoaes vai receber um filme do realizador Arthur Harari, com o nome “Onoda, 10 000 Noites na Selva”, que descreve uma história da Segunda Guerra Mundial: “Épico de guerra dirigido pelo francês Arthur Harari, Onoda, 10 000 Nuits dans la Jungle inspira-se na história real de Hiroo Onoda (1922-2014), um oficial japonês da inteligência do Exército Imperial japonês que combateu nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e que passou quase 30 anos nas selvas da ilha de Lubang após o fim do conflito, nunca se convencendo de que a guerra tinha terminado. Foi o penúltimo soldado japonês a dar baixa, em março de 1974. Arthur Harari constrói um respeitável épico de guerra sobre uma personagem que pode ser vista de vários ângulos (ou como uma figura polifacetada e contraditória), sendo para uns um herói e um resistente que se recusou a submeter-se aos invasores ocidentais e para outros um louco delirante que matou inocentes enquanto travava uma guerra santa imaginária”.