camelias celorico 2024 27
Publicidade

Desde o dia 2 de março que as camélias ‘vestem’ Celorico de Basto e atraem milhares de visitantes ao concelho.

Depois do concerto de abertura do mês das camélias, da Corrida de Cavalos Grande Prémio das Camélias do encontro de concertinas e uma exposição de artes, Celorico de Basto foi palco da 19.ª edição da Festa Internacional das Camélias.

A atuação de Herman José, na Quinta do Prado, marcou a abertura oficial do evento, seguindo-se o passeio de clássicos, abertura e entrega de prémios da exposição/concurso de camélias, o desfile de moda e eleição da Rainha, Princesas Reais e Princesas das Camélias, a caminhada das camélia, o encontro de bicicletas clássicas e, o ponto alto, o desfile temático “As Camélias como fonte de inspiração” e a Batalha das Flores.

camelias celorico 2024 11

Na tarde de domingo, 17 de março, dezenas de grupos desfilaram na praça principal da vila, Praça Cardeal D. António Ribeiro, na presença de milhares de pessoas que assistiram ao espetáculo. “São milhares de pessoas que se concentram, não só de Celorico de Basto, dos concelhos vizinhos, mas também de fora. Há pessoas que guardam este fim de semana para vir. As nossas casas de turismo e alojamento local estão completamente preenchidas, a restauração também”, começou por enaltecer o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

O desfile temático da 19.ª Festa Internacional das Camélias contou com a participação de toda a comunidade e o “sucesso da festa deve-se precisamente a isso. Quando em 2004 começamos a organizar esta iniciativa tentamos, desde logo, envolver a comunidade local. Foi um processo lento e gradual, mas soubemos envolver a comunidade. Primeiro a educativa, a mais fácil de sensibilizar; envolvemos os comerciantes, decorando as montras e tentando trazê-los para o nosso espaço de gastronomia e de vinhos, uma componente importante em qualquer iniciativa; depois foram os particulares, que decoram as casas, e as IPSS e as coletividades que decoram uma parte da praça. Em cada recanto da vila, e de todo o concelho, há um pormenor diferente, o concelho respiras as camélias e, por isso, é que as pessoas ficam surpreendidas quando nos visitam”, frisa o autarca.

camelias celorico 2024 21

Em declarações ao Jornal A VERDADE, José Peixoto Lima destaca a camélia, “a joia do património celoricense” e “um dos motivos de promoção do concelho e de afirmação local nacional e internacional. Em Celorico de Basto temos o que todas as festas de camélias têm, mas inovamos com o desfile de moda, por exemplo, porque a camélia é, também, fonte de inspiração artística. Nesse evento, os designers locais e as costureiras acabam por se envolver e organizar um desfile fantástico, onde a camélia é fonte de inspiração para muitos modelos que apresentam”.

Da doçaria à gastronomia, existem vários produtos que estão no mercado tendo por base a camélia, contribuindo assim para a dinâmica da economia local. De acordo com o presidente do município, o “grande desafio”, passa por “fazer com que as camélias sejam um motivo de visita ao concelho ao longo de todo o ano. Temos um projeto que está, neste momento, elaborado e vamos começar a implementá-lo. Queremos transformar o concelho num laboratório vivo de camélias. Temos protocolos celebrados com alguns meios universitários e de investigação e com entidades ligadas à cultura e artes“.

camelias celorico 2024 14

O objetivo será “concentrar em Celorico de Basto todo o conhecimento quer em torno da planta, quer em tudo o que envolve na área da economia. As pessoas terão oportunidade, ao longo do ano, visitar-nos para ver a planta, mas também para perceber como se extraem óleos da camélia, conhecer a história”, explica José Peixoto Lima, que realçou as sinergias criadas entre a comunidade do Douro e Tâmega e Sousa. “É importante percebermos que este tipo de iniciativas organizadas na época baixa do turismo são fundamentais. Temos de nos entender no sentido de organizar grandes eventos fora da época alta, porque também é fundamental para combater a sazonalidade”, realçou.

As atividades dedicadas à camélia terminam no dia 24 de março, domingo, com um encontro de concertinas, no Centro Urbano da Mota. “Venham visitar os nossos jardins históricos, o nosso espaço público onde as camélias estão sempre presentes e encontram o nosso espaço público transformado com criatividade por toda a comunidade. Visitem a nossa festa, é uma altura de convívio. Isto só encontram em Celorico de Basto e, por isso, é que somos a capital das camélias”, foi o convite lançado por José Peixoto Lima.

Programa completo aqui.