O concelho passa a integrar as diretivas nacionais para a sustentabilidade, o que representa “um marco na valorização do território e da sua projeção nacional e internacional como destino que prima pela valorização e incentivo a atitudes ambientalmente corretas, economicamente viáveis, que valorizam a diversidade cultural e a salvaguarda da identidade local, com as comunidades como principais beneficiários de todo este saber-estar e saber-fazer pela sustentabilidade”, destaca o vice-presidente da Câmara Municipal, Domingos Teixeira, presente na entrega do certificado.
Por sua vez, o presidente da autarquia celoricense afirma que a classificação reflete o trabalho conjunto entre o Município, entidades públicas e privadas na construção de um turismo responsável. “Com esta certificação e a integração nesta marca “Destino-Portugal Sustentável” verificamos que o trabalho que temos vindo a desenvolver está orientado para um turismo responsável, com políticas concertadas, orientadas para a preservação do meio ambiente e do bem-estar integral das nossas populações. Continuaremos a atuar, ainda mais focados, nas diretivas da sustentabilidade em todas as ações desenvolvidas (…) contribuindo para a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que estamos a trabalhar”, sublinha José Peixoto Lima.
A distinção visa sensibilizar e mobilizar os diversos agentes do setor para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas, garantindo um desenvolvimento sustentável do turismo nacional, projeto que conta com o acompanhamento da Th1nk.
O conteúdo Celorico de Basto recebe certificação de destino sustentável grau prata na BTL aparece primeiro em A Verdade.