celorico de basto moinho
Publicidade

Os Moinhos de Argontim, em Celorico de Basto, estão a ser alvo de obras de valorização, após a aprovação da candidatura ‘Recuperação e valorização dos Moinhos de Argontim’ integrada na medida Renovação de Aldeias do PDR2020 submetida pela Junta de Freguesia do Rego com apoio técnico do Município de Celorico de Basto. 

De acordo com o município, a intervenção nos Moinhos de Argontim incide na recuperação e beneficiação do Núcleo Museológico do Planalto da Lameira, assim como na recuperação e beneficiação paisagística e ambiental do Circuito/ Percurso Turístico dos Moinhos de Argontim.

celorico de basto moinho 3

Fazem parte do Circuito/ Percurso Turístico dos Moinhos de Argontim, os moinhos de água existentes, bem como o Núcleo Museológico do Planalto da Lameira. Este circuito localiza-se na freguesia do Rego, concelho de Celorico de Basto, ao longo do Rio Bugio. Um espaço constituído por vários moinhos, uma serração de madeira movida a água, uma azenha, e um alambique. “O Núcleo Museológico do Planalto da Lameira foi instalado no edifício onde outrora funcionou uma serração de madeiras cujo engenho primitivo funcionou movido por roda hidráulica. No interior do edifício é possível observar todo o mecanismo da serração em funcionamento e um limador. O espaço alberga ainda uma moagem de duas mós e uma exposição temática de arqueologia. A exposição patente nesta sala remete, sobretudo, para os aspetos da exploração dos recursos agrícolas em dois grandes momentos: ao longo da Pré-História e na época romana”, foi explicado pela autarquia.

celorico de basto moinho 1

A candidatura é financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) com uma taxa de apoio de 80%. A obra está a ser realizada pela Junta de Freguesia do Rego com o apoio da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

celorico de basto moinho 2