camelias celorico
Publicidade

O município de Celorico de Basto partilhou, através das suas redes sociais, o cartaz completo da Festa Internacional de Camélias que vai decorrer em todos os fins de semana do mês de março.

Sob o mote “Em março, a camélia é rainha!”, a festa inicia no primeiro fim de semana de março, entre os dias 3 e 5. Na sexta-feira, dia 3, o programa começa às 18h00 com a II Exposição “As camélias como fonte de inspiração” com um momento musical protagonizado por Natália Ferreira na Casa da Terra.

Já no sábado, dia 4 de março, a partir das 15h00 pode assistir e participar nas Oficinas Artísticas Experimentais que serão levadas a cabo por Andorinha Astuta, na Casa da Terra. Por fim, no domingo, às 09h00, tem início a feira da bagageira, na Praça Albino Alves Pereira e às 09h30 chega a vez do passeio de bicicleta na ecopista de pais e filhos integrado no projeto escola – Desporto Escolar Sobre Rodas, que irá decorrer entre a Estação de Celorico de Basto e a Estação de Mondim. Por fim, às 11h30 serão inauguradas as obras de reabilitação da Estação de Mondim (Veade) e durante a tarde vão ser realizadas visitas aos jardins de Camélias do concelho.

No fim de semana de 11 e 12 de março, o programa inicia no sábado às 15h00 com Oficinas Artísticas Experimentais na Teque, Casa da Terra. Às 21h00 será a vez do Desfile de moda “Eleição da Rainha e Princesas das Camélias”, no âmbito do Celorico de Basto Sustentável, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses. Durante a tarde poderá visitar novamente os jardins de Camélias do concelho e no domingo serão realizados os Trilhos do Viso a partir das 09h00, com um Trail curto de 17 quilómetros, um Trail longo de 30 quilómetros e uma caminhada de dez quilómetros.

cartaz camelias celorico

No fim de semana de 17 a 19 de março, o cartaz apresenta às 18h00 a abertura da Festa Internacional das Camélias na Quinta do Prado, no Mercado das camélias. Às 21h30 vai decorrer a atuação dos humoristas Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, também na Quinta do Prado. Já no sábado às 15h30 será a abertura oficial da exposição e o concurso da XVIII Festa Internacional das Camélias, na Quinta do Prado e às 21h30 o evento vai encerrar com a atuação Pé na Terra, na Quinta do Prado.

No domingo pelas 09h00 vai ter início a caminhada pelos jardins de Camélias, organizado pela Bastomove.te e a partir das 15h00 tem início o desfile temático “As mais belas histórias na terra das camélias”. Às 17h00 terá lugar a grandiosa batalha das flores, na Praça Cardeal D. António Ribeiro e o dia terminará com a atuação Chulada da Ponte da Velha, na Quinta do Prado, às 18h30.

No último fim de semana de março, o Festival Internacional de Camélias regressa a Celorico de Basto para um passeio de motos TT (Terror da Tâmega) às 09h00 de sábado. Às 15h00 regressam as Oficinas Artísticas Experimentais – Teque (Casa da Terra) e às 21h30, irá atuar o Nuno Melo no auditório do centro Cultural Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

O último dia de festival decorre no domingo, 26 de fevereiro, e inicia às 09h00 com o BTT Rota das Camélias, já na parte da tarde proporciona-se mais uma vez as visitas aos jardins de Camélias do concelho e às 17h00 o Festival Internacional de Camélias termina com o concerto de Órgãos de Tubos, na Igreja de Carvalho.