corrida ponte rio tamega
Publicidade

A Corrida de S. Tiago voltou à estrada e juntou mais de três centenas de participantes na 8.ª edição da iniciativa. Com uma extensão de 12 quilómetros na corrida e oito quilómetros na caminhada, a corrida liga os municípios de Celorico de Basto a Mondim de Basto, o Minho com Trás-os-Montes, e tem como pano de fundo as margens do rio Tâmega e a vista para o Alto da Senhora da Graça.

O tiro de partida foi dado pelo presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, e pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, locais de partida e chegada da prova, respetivamente.

corridastiago2023 1 1

Ao nível dos resultados, Paulo Barbosa, do S. C. Braga, foi vencedor da 8.ª edição pelo o segundo ano consecutivo com o tempo de 39min33seg, seguido de Rúben Pires da U.D.Várzea com o tempo de 39min39seg, e completou o pódio masculino o atleta João Magalhães da equipa AMA Macieira com o tempo de 41min42seg.

Do lado feminino, Andreia Santos do C.D.Feirense, voltou a vencer pelo terceiro ano consecutivo com 45min35seg, Estela Melo da U.D.Várzea, segunda classificada com 46min39seg e completou o pódio, Raquel Sampaio da U.D.Várzea com o tempo de 47h03m.

Eduardo Paquete da equipa Carcavelos Caravela Seguros (Matosinhos) foi o atleta mais veterano a participar na 8.ª Corrida S.Tiago. A equipa Carcavelos Caravela Seguros (Matosinhos) foi a equipa mais numerosa da prova.

Eduardo Meireles, da organização, salientou a “a importância e o impacto deste evento na região, um evento que tem vindo a crescer a nível de participantes e pela a curiosidade de o evento ligar dois distritos, o Minho com Trás-os-Montes, tendo como pano de fundo o rio Tâmega e o Alto da Sra. da Graça (Monte Farinha)”, pode ler-se no comunicado.

corrida 2023 1

A 8.ª Corrida de S. Tiago é organizada pela AMA – Associação Mondim Atletismo. O evento está inserido no calendário das festas no concelho de Mondim de Basto e Celorico de Basto.