castanholas de freamunde 1
Publicidade

O grupo “Castanholas de Freamunde”, no concelho de Paços de Ferreira, nasceu com Pedro Ribeiro, diretor musical do projeto e presidente da Associação Cultural e Recreativa Pedaço de Nós.

A ideia surgiu numa conversa entre Pedro Ribeiro e o seu primo depois de uma “febre inexplicável. Houve muita gente a tocar na rua as castanholas”. Num primeiro momento, a ideia não convenceu o criador porque as castanholas eram consideradas “instrumentos secundários e de acompanhamento que ficavam lá para trás”. A verdade é que o entusiamo surgiu quando percebeu que poderia “pegar num elemento secundário e torná-lo no elemento principal”.

castanholas de freamunde 2

Acrescentando ainda que “a indústria da madeira começou em Freamunde há cerca de um século” e, por isso, é “uma terra que esteve sempre habituada a lidar com a madeira. Na altura os marceneiros faziam castanholas para os filhos e netos brincarem”, conta. Motivo este que também levou ao desejo de eternizar a castanhola de Freamunde.

Quando decidiu levar a ideia a avante confessa que “não sabia tocar, mas rapidamente aprendeu” para puder tornar o projeto real.

castanholas de freamunde 3

A banda foi criada em 2004 e no verão de 2005 realizaram o primeiro concerto que foi “uma loucura inesperada”, relembra Pedro Ribeiro, complementando que o espetáculo “reuniu 500 pessoas e logo na primeira atuação lançamos o nosso CD” que foi gravado no estúdio do irmão, dirigente do Pedaço de Nós.

Pedro Ribeiro explica que as castanholas são designadas desta forma na região do Vale do Sousa e Tâmega, embora noutras localidades sejam as trancanholas. Explicando que “não é o grupo que é de Freamunde, as castanholas é que são de Freamunde” e, por isso, ficou “Castanholas de Freamunde”.

castanholas de freamunde 4

O grupo de música tradicional portuguesa reúne, atualmente, 17 membros e é um fator de “união de várias gerações” já que é possível encontrar idades entre os 23 e 75 anos.

A Associação Cultural e Recreativa Pedaço de Nós reúne ainda vários projetos, tais como, grupo de teatro, teatro infanto-juvenil, coro Pedaço de Nós, grupo de precursão, big band jazz.

As “Castanholas de Freamunde – Pedaço de Nós” foram apurados para a fase final do “Temos Artista – Especial Tradições”. Em relação a este marco, Pedro Ribeiro partilha que “íamos sem expetativa, queríamos divulgar o projeto e acabamos por passar à final. Muito obrigada a todos”.