Nos próximos dias 9 a 11 de junho, o Mosteiro de Santo André de Ancede, no concelho de Baião, vai acolher a II edição da Feira Agro Douro Verde.
Esta feira pretende evidenciar “as potencialidades” do mundo rural, incluindo produtos “de reconhecida qualidade e que são referência deste território”. O vereador com o pelouro dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, explica que “é este potencial, este ativo económico de qualidade que mostramos e promovemos neste certame”.
A Agro Douro Verde terá atividades no âmbito agrícola e gastronómico, com destaque para os produtos da caça, o arroz de aba e os produtos da quinta. Além disso, serão promovidos momentos de reflexão, com palestras dedicadas à vinha e ao vinho, à agropecuária e aos recursos cinegéticos, com particular enfoque nos desafios e oportunidades associadas a estes setores de atividade.

O evento é organizado pelo município de Baião em parceria com a Cooperativa Dolmen e conta com o apoio da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, da EPAMAC, do Clube de Caçadores de Baião, da Associação de Caçadores e Pescadores de Ovil e Loivos do Monte, da ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa e da ACRIBAIMAR – Associação de Criadores de Gado de Baião e Marco de Canaveses.
O renovado Mosteiro de Ancede será palco para esta iniciativa.
Programa:
09 de junho – Sexta-feira
18h30 – Abertura com Grupo de Bombos
21h30 – Animação Musical Banda Marcial de Ancede
23h30 – Animação com a Orquestra Típica de Quinhão
10 de junho – Sábado
10h00 – Abertura
10h30 – Palestra “Da Vinha ao Copo”
12h00 – Animação Musical | Amigas dos Foles
16h00 – Palestra “Do Campo ao Prato”
19h00 – Animação Musical | Concertina do Lameirão
22h00 – Animação Musical | Diapasão
11 de junho – Domingo
10h00 – Abertura
10h30 – Paddy-Papper “À descoberta do Mosteiro”
12h00 – Animação Musical | Badanecos
15h00 – Desfile de Carros de Bois
17h00 – Animação Musical | Pedro Mota & Andreia Vieira
19h00 – Encerramento