baiao agrival 2023 7
Publicidade

O décimo e último dia da AGRIVAL, 27 de agosto, foi dedicado aos concelhos de Baião e Paços de Ferreira. O dia começou pelas 09h00 com o habitual Passeio BTT, seguindo-se, pelas 15h00, o desfile de tratores com alfaias agrícolas e a tarde foi animada por grupos locais, no palco tradições.

No stand da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, os visitantes puderam encontrar “o melhor que Baião tem para mostrar e oferecer”, disse a vereadora com o pelouro do Turismo, Anabela Cardoso. Em declarações ao Jornal A VERDADE, a vereadora enalteceu “os produtos locais, o vinho da casta avesso, e também, aquilo que há para visitar no território”.

baiao agrival 2023 1

O stand ‘Douro, Tâmega e Sousa’ foi uma montra para 12 concelhos e Anabela Cardoso não tem dúvidas de que é “importante” toda esta união para que “as pessoas possam conhecer o que existe no concelho e daquilo que podem usufruir visitando Baião. O facto de fazermos uma promoção conjunta acaba por fortalecer a nossa promoção, porque todos juntos poderemos oferecer mais atrativos a quem nos visita e fazer com que as pessoas permaneçam mais tempo na região”.

O turismo tem sido uma “aposta” do município de Baião e a AGRIVAL assume-se uma “montra para as pessoas da região que ainda não conhecem o concelho. Tudo o que seja promoção turística para nós é importante. Temos, também, apostado numa programação diversificada e estamos em crer que serão atrativos para que as pessoas visitem e conheçam Baião”,espera a vereadora.

Anabela Cardoso deixou um convite à “gastronomia, aos monumentos e à programação cultural diversificada” apresentada nos vários espaços do município. “Fica o desafio para que conheçam Baião”.

baiao agrival 2023 11

No dia dedicado ao concelho, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, não conseguiu estar presente, mas falou com o Jornal A Verdade no dia dedicado à CIM, 26 de agosto. Mais do que promover o concelho, a AGRIVAL apresenta-se como um certame que “promove toda a região”, começou por afirmar. 

Foi unânime a todos os municípios a certeza de que a Agrival é um dos “maiores eventos deste género, a nível nacional, e no Norte é, claramente, dos melhores eventos”, concordou Paulo Pereira. Para o autarca, “mais do que esta abordagem de que cada um puxar por aquilo que é mais distintivo e para além daquilo que é a importância do concelho de Baião, é a forma como nos sentimos todos bem uns com os outros. Mais do que concorrer uns contra os outros dentro da região Douro Verde, é ver de que forma cada um pode concorrer com o outro no sentido de nos complementarmos uns aos outros. Fico muito satisfeito de, ao longo dos anos, haver um entendimento entre todos os autarcas”, sublinhou.

Colocando de parte as cores políticas partidárias, o autarca manifestou “a maior da satisfação” de estar mais uma vez presente no certame e pelo concelho “contribuir, à sua maneira, para o engrandecimento desta festa”, concluiu.

O dia terminou com o concurso “Miss Agrival 2023” e o tradicional espetáculo piromusical.

Reveja as entrevista da vereadora com o pelouro do Turismo, Anabela Cardoso e do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.