abate clandestino marco de canaveses
Publicidade

Após a ocorrência foram apreendidas 15 carcaças de borregos.

Este sábado, dia 8 de abril, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou dois matadouros clandestinos de borregos, um em Marco de Canaveses e outro em Vila Pouca de Aguiar.

A operação decorreu após um inquérito por suspeitas de crime contra a saúde pública e após os locais suspeitos estarem sob vigilância, adiantou a ASAE através das suas redes sociais.

Durante a operação foram intercetados três veículos que transportavam as carcaças e no local foram identificados “locais de exploração de animais, onde foram detetados vários vestígios da prática de abate fora dos locais legalmente autorizados”.

“As referidas ações resultaram no desmantelamento de dois locais onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais (borregos)”, salientou o organismo. 

Ao total foram apreendidas 15 carcaças, 15 peles, provas documentais e utensílios de corte ilegais. O valor do material e produtos ascendeu a 1610 euros.

Ainda, três pessoas foram constituídas arguidas e sujeitas a Termo de Identidade e Residência. Em curso estão dois processos-crime por abate clandestino, um ilícito punível com pena de prisão ou de multa.