ferrovia estacao marco de canaveses 7
Publicidade

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses procedeu ao descerramento da placa de inauguração, na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, da Reabilitação da Área Envolvente da Estação de Caminhos de Ferro esta quarta-feira, dia 6 de dezembro.

Um equipamento que vem ao encontro das “atuais políticas de mobilidade” e que cumpre a ligação entre o estacionamento e a estação. A presidente da câmara municipal, Cristina Vieira, referiu que este investimento dirigi-se “aqueles que utilizam o transporte público, neste caso o comboio. Este é um investimento que faz todo o sentido, atendendo que depois da eletrificação da linha Caíde-Marco nós quase quadruplicamos o número de pessoas que utilizam o comboio para se poderem mover para a Área Metropolitana do Porto, não só os que trabalham mas, também os que estudam”.

ferrovia estacao marco de canaveses 10

Nesta linha, o investimento pretende também dar “melhores condições aqueles que utilizam a estação e que se vão deslocar ao centro da cidade”. O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, realçou que “esta obra enquadra-se numa estratégia de fazer cidade. As cidades têm de se renovar, têm de responder às novas necessidades de quem lá habita, têm de ser atrativas e, neste caso, é uma obra de regeneração que alia a mobilidade. É uma aliança perfeita que cria espaços de estadia para o automóvel de forma a que as pessoas possam utilizar o automóvel até aqui, deixá-lo em segurança, e depois utilizar um meio público de transporte que é a ferrovia”. 

ferrovia estacao marco de canaveses 1

O governante referiu-se a este projeto como “aliciante” por ser uma “linguagem do bolso. Significa que se nos custa menos, nós vamos aderir mais. Nós estamos muito habituados ao automóvel mas, temos que nos habituar a outros meios de transporte, nomeadamente, ao meio de transporte ferroviário e, por isso, o decréscimo do valor de transporte é aliciante”. Para terminar, Carlos Miguel parabenizou o município pela “boa gestão. Os municípios têm apostado em assistentes orçamentais o que revela uma boa gestão e uma boa capacidade de gerir o dia e prevenir o dia de amanhã e Marco de Canaveses é um desses municípios, tem uma boa gestão financeira”.

Num futuro próximo, também as estações da Livração e do Juncal irão receber investimentos. 

ferrovia estacao marco de canaveses 9

“Projetos temos muitos, vamos ter que fazer ainda mais, mas também temos obra”

Perante o aumento do valor destinado às autarquias no Orçamento de Estado que foi aprovado para 2024, Cristina Vieira mencionou que “temos um aumento significativo de quase cinco milhões de euros no aumento das transferências de Estado para a autarquia que nos vão dar também aqui uma maior capacidade de executar obra, obra essa que já está contratualizada com aquilo que são os senhores presidentes de junta e com as associações no território”, destacando ainda o orçamento “histórico” aprovado. “Nós temos no ano de 2024, em Marco de Canaveses, o maior orçamento de sempre da história do concelho. Estamos a falar de um orçamento superior a 50 milhões de euros, temos consciência de que quanto maior o orçamento, maior é a nossa responsabilidade em concretizar obra. Projetos temos muitos, vamos ter que fazer ainda mais, mas também temos obra”. 

ferrovia estacao marco de canaveses 5