telmo leite 4
Publicidade

Com apenas 22 anos, Telmo Leite, um jovem natural de Caíde de Rei, concelho de Lousada, vai estrear-se no palco da Eurovisão, ao lado da cantora Iolanda, vencedora do Festival da Canção.

Telmo Leite começou a dançar com sete anos e desde esse dia que dedica-se às danças urbanas dentro do hip-hop com “responsabilidade”. Naquela época, a dança “estava na moda” e, inspirado por outros grupos, também o lousadense quis fazer parte do mundo da dança. 

Atualmente, concilia a dança com um trabalho no Porto, mas espera fazer desta área vida. “Quero fazer carreira a nível profissional mas, de momento, estou a conciliar com outro trabalho” explica.

telmo leite 1

O convite para a Eurovisão surgiu através do coreógrafo de Iolanda e, depois de pensar durante alguns dias, Telmo Leite acabou por aceitar. “Tenho de conciliar com muita coisa, mas sabia que era algo que queria muito. Sonho em dar aulas fazer criações e lançar projetos”. 

A poucos dias de começar os ensaios para o espetáculo na Suécia, Telmo confessa estar “ansioso.  Gosto de dançar com outros artistas como estou a fazer agora. Também gosto de competir, ir a competições a nível nacional, mas há sempre algum nervosismo presente”.

telmo leite 2

Até hoje, Telmo Leite partilha ter mais facilidade em se expressar através da dança. “Prefiro mil vezes expressar-me nesse nível corporal do que, propriamente, a falar”, confessa. 

Em cada etapa, tem ao seu lado os pais e o irmão a apoiar, que embora não sejam do ramo, apoiam cada decisão que Telmo toma na “carreira da dança. Sempre que precisei de algo ajudaram-me e nunca me faltou nada”. O jovem reconhece ser uma área “difícil e insegura, sobretudo, em Portugal” e, por esse motivo, procura ter outra “base segura”, mas também acredita que a Eurovisão pode ser um “trampolim”. 

telmo leite 3

Telmo Leite sabe que vais ter “olhos de todo o mundo” postos na atuação e, por isso, sente a responsabilidade nos ombros em fazer um bom trabalho e, quiçá, ver abrir novas portas neste mundo. 

Para alcançar o seu sonho, Telmo Leite treina todos os dias e tenta, pelo menos quatro vezes por semana, fazer “treinos mais intensivos”. Para os jovens que também pensam em enveredar pelo mundo das artes, o jovem lousadense deixa um conselho: “a dica é nunca desistir, procurar por formação porque, eu, também, o fiz. Nesta região não há muita formação, não há escolas com formação a nível profissional para seguirem uma carreira na zona. O que aconselho é que dentro das especialidades de cada um procurarem formação para tentarem ir o mais longe possível e nunca desistirem e tentarem, também, ter contactos com outros bailarinos e coreógrafos para poderem dar um salto na carreira”. 

A primeira semifinal tem lugar em Malmo, na Suécia, no dia 7 de maio.