fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo
Publicidade

Sofia Veloso é uma mulher “determinada” que, há 25 anos, ergueu uma fábrica do zero, na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, no concelho do Marco de Canaveses, e, com as bodas de prata celebradas, promete “nunca baixar os braços” por si, pela família e pelas 21 mulheres que compõem esta casa.

Apenas com 14 anos, Sofia Veloso já era uma amante da costura. Anos mais tarde, sem traçar planos concretos, foi adquirindo máquinas até erguer a “Fábrica da Sofia”, como é hoje conhecida. Ao fim de 25 anos de trabalho, a marcoense continua com o mesmo brilho nos olhos e compromisso em colocar “mãos à obra” e aceitar “todos os desafios”. 

fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo 6

Fora da fábrica, Sofia Veloso “não é patroa de ninguém. Sou amiga e colega” e é assim que tem sido ao longo do tempo. Nas bodas de prata, festejou o dia na Régua e afirmou: “nos 25 anos ninguém trabalhou, porque o convívio também é preciso”. 

Enquanto patroa, Sofia Veloso garante trabalhar há 25 anos com as funcionárias. “Estou sempre aqui, a cumprir horário, lancho e almoço no meio delas e faço a equipa com elas”. Motivos que considera serem “fundamentais” para manter as funcionárias “cativadas. Tenho funcionárias que estão desde o início, gosto de as ajudar no que posso e sei que fazem o mesmo comigo. Se é preciso vir às 06h00 nós vimos, umas vêm mais cedo, outras ficam até mais tarde, mas ajudamo-nos umas às outras. Além de conseguir entregar as encomendas deixa-me realizada porque percebo que posso contar com elas e, claro, são valorizadas e recompensadas pelo esforço”. 

fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo 2

No plano familiar, a empresária conta com o apoio da mãe e de uma funcionária em casa, mas confessa que mesmo assim há dias ”difíceis. Sou mãe galinha e dou tudo e mais alguma coisa pelos meus filhos, às vezes é difícil porque quero chegar a tudo: marido, funcionárias, empresa e filhos”. 

Mesmo perante as vicissitudes da vida, Sofia Veloso refere “nunca desistir. Não vou baixar os braços, passei por muitas dificuldades e acreditei sempre que ia ultrapassar cada batalha e, felizmente, todos os objetivos que traço tenho conseguido”, afirma. 

fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo 4

Em todos os momentos conta com cada uma das funcionárias que a ajudaram e “levaram o trabalho para a frente”. O mesmo acontece com as empresas com quem trabalha e a quem gosta de ser “fiel. Os nossos caminhos até podem divergir, mas nunca por mal entendidos. Gosto de cumprir com qualidade e com prazos, sinto-me contente pelo meu nome estar muito bem situado no mercado e procuraram-me em diversos pontos do país”. 

Sofia Veloso e filho criaram marca “triVus”

A marca “triVus” é a realização de um sonho de família, mas sobretudo de Bruno Veloso, o filho mais velho de Sofia, que integrou o projeto numa altura em que a mãe ficou três meses fora da empresa devido a uma gravidez de risco. “Este desafio fê-lo crescer e sinto orgulho porque deu conta do recado e, hoje, diz que não se imagina a fazer outra coisa. É o meu braço direito e fez com que este negócio fosse familiar”. 

fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo 7
rodape sofia veloso 1
fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo 1

Em rosa, verde, cinza ou preto estão disponíveis, online, diversas sweats e t-shirts com vários bordados. É a primeira vez que a “Fábrica da Sofia” lança uma marca personalizada, mas já estão convictos de que é “uma aposta para continuar”. O “V” maiúsculo é uma “bonita” homenagem ao Senhor Veloso, o pai de Sofia e avô de Bruno. “O meu pai era conhecido pelo Veloso, apelido que hoje é atribuído ao meu filho. Já o ‘tri’ é para celebrar os meus três filhos”. 

Para terminar, a marcoense deixa uma mensagem de agradecimento a todas as empresas e funcionárias. “Obrigada pela confiança que depositam em mim. Um obrigado de coração cheio. Não faria os 25 anos sem a ajuda de todos, sinto-me realizada na patroa que sou, às vezes posso ter mau feitio, mas as funcionárias sabem que se precisarem de mim estou lá a nível profissional e pessoal”, acrescentando que, em breve, a “Fábrica da Sofia” terá novas instalações.  

fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo 5
fabrica sofia veloso marco canaveses penha longa pacos gaiolo 3

Facebook Sofia Veloso