agua
Publicidade

A água da rede pública de Paços de Ferreira é “totalmente segura”. As conclusões são do novo relatório do regulador do setor da água – “Controlo da qualidade da água para consumo humano”- que indica que a qualidade da água no concelho é de 99,83%.

Os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) sobre a qualidade da água são novos, mas a conclusão mantém-se positiva: confirma-se “a manutenção do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses”, como pode ler-se no site do regulador da água.

Desde 2015 que, em Portugal, a segurança da água da torneira ronda os 99%. Dados mais recentes (2022), indicam que a percentagem se situa nos 98,88%. A avaliação foi feita com base nas mais de 600 mil análises realizadas pelas empresas de abastecimento de água, a nível nacional. Em Paços de Ferreira, o indicador “água segura” apresentou um resultado que ficou muito próximo dos 100%, fixando-se nos 99,83%. Um resultado obtido a partir das 757 análises realizadas, em 2022, no âmbito do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA).

Estas análises, da responsabilidade da Águas de Paços de Ferreira, foram feitas em laboratórios devidamente credenciados, para garantir a isenção dos resultados. Arminda Silva, diretora-geral da Águas de Paços de Ferreira, explica que “o controlo da qualidade da água da rede pública é feito de forma permanente, com análises regulares que seguem parâmetros muito rigorosos, impostos a nível nacional. Assim, é possível transmitir aos consumidores segurança e confiança, que saem reforçadas pelos dados da ERSAR“.

No relatório é, também, referido que a Águas de Paços de Ferreira faz chegar diariamente 5.847 m3 de água a quase 41 mil pessoas.