municipio pacos ferreira requalificacao zona ribeirinha
Publicidade

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira estabeleceu, na passada sexta-feira, dia 24 de novembro, um protocolo de colaboração técnica e financeira, com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para a Requalificação da Zona Ribeirinha de Paços de Ferreira, do Rio Carvalhosa.

O município informou que o Rio Carvalhosa “na secção entre o entroncamento da Rua Alexandre Aranha com a Rua do Sistelo e a Rua Dr. Queirós Ribeiro, tem as margens contidas em parte de um modo natural sustentada pela estrutura ecológica constituída por vegetação ripícola, ou contida por muros de pedra e canais, sendo que estes muros têm uma presença significativa em ambas as margens do rio nesta secção”. 

municipio pacos ferreira requalificacao zona ribeirinha 1

Neste sentido, a autarquia pretende com a reabilitação da margem promover “a sua contribuição no amortecimento de pontas de cheia, beneficiar a galeria ripícola, através da plantação, limpeza, podas, eliminação de espécies invasoras, e valorização a margem, potenciando o desenvolvimento da fauna e flora, valorização da paisagem urbana e promoção da qualidade de vida dos cidadãos”.

municipio pacos ferreira requalificacao zona ribeirinha 2

Durante a inauguração esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e o vice-presidente José Carlos Pimenta Machado, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Os encargos resultantes da execução do protocolo são suportados pela APA até ao montante de 350.000,00 mil euros.

municipio pacos ferreira requalificacao zona ribeirinha 3