Já é conhecida a programação completa da Festa da Labareda, que vai decorrer em setembro e no primeiro fim de semana de outubro, em Resende. Zé Amaro e Rosinha vão subir ao palco principal

A tradicional festa do concelho de Resende, denominada Festa da Labareda, este ano, alarga-se a todos os fins de semana e alguns dias de setembro, bem como aos dias 1 e 2 de outubro, informa um comunicado da autarquia, referindo que a inauguração da iluminação e a arruada de bombos vão decorrer este sábado, dia 3 de setembro, pelas 21h00.

O programa oferece atividades diversificadas, englobando concertos, atividade física, eventos desportivos, culturais e solidários, animação infantil, gastronomia, artesanato, folclore, teatro, exposições e arruadas de bombos, que irá proporcionar momentos de animação e diversão a todos os munícipes e visitantes.

Além de “momentos de interação entre as pessoas”, vão ser recuperadas “memórias associadas às tradições e ao histórico cultural que retratam a identidade do concelho, com o intuito de contribuir para o impulsionar do retomar da importante atividade associativista já existente no concelho, mas essencialmente de valorizar o património material e imaterial deste território”.

Rosinha vai subir ao palco principal da festa no dia 28 de setembro e Zé Amaro a 1 de outubro. Do cartaz musical fazem também parte grupos e bandas locais.

Destaque no programa para a prova de perícia automóvel – Labareda 2022, com Slalom Noturno no dia 24 de setembro e perícia no dia seguinte. De referir, ainda, a iniciativa gastronómica “Papas no Pote”, no dia 28 de setembro, a partir das 20h00, no Parque Urbano.

No dia 29 de setembro, feriado municipal, realiza-se a Feira de S. Miguel e as comemorações solenes do Dia Concelhio do Bombeiro, com o desfile temático (apeado e motorizado) dos Bombeiros Voluntários de Resende pelas ruas da Vila, a partir das 11h30.

O folclore estará em destaque no dia 1 de outubro com o desfile dos Ranchos Folclóricos do Concelho, a partir das 16h00, seguindo-se o Festival de Folclore Concelhio, no Largo da Feira. Neste dia, decorre ainda a iniciativa “Resende Passo a Passo”, na qual o município propõe a realização de dois circuitos turísticos específicos onde será dada oportunidade de conhecer Resende de forma guiada.

O programa vai terminar no dia 2 de outubro com o Encontro de Tocadores de Concertinas, a partir das 16h00, no Largo da Feira.

Confira o programa completo: