janeiras amarante
Publicidade

A XVII edição do Encontro de Cantadores de Janeiras de Amarante acontece este domingo, dia 29 de janeiro, no Auditório da Escola Secundária de Amarante, a partir das 15h00. O evento contará com um total de 14 grupos e 320 participantes.

Em palco vão apresentar-se o Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã, a União Cultural e Desportiva de Moure, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Baixo, o Rancho Folclórico de Vilarinho – Vila Caiz, Progredir – (Associação para o Desenvolvimento Rural do Marão Ocidental), o GEAVA total – Grupo Escola da Associação Viola Amarantina, o Rancho Folclórico da Associação Casa do Povo de Figueiró Santiago, o Propagode – Associação Cultural e Musical, o Grupo Desportivo de Cepelos, o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Gouveia S. Simão, o Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, a Universidade Sénior de Amarante – Polo de Vila Meã, a Associação Cultural e Desportiva da Madalena, e o Rancho Folclórico de Louredo e Fregim.

Recorde-se que o Encontro de Cantadores de Janeiras de Amarante é uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante que visa manter viva a tradição do Cantar das Janeiras e Reis, “preservando e promovendo o valioso património imaterial e etnográfico do concelho e da região. Simultaneamente, estimula e contribui para a participação da comunidade e o associativismo local, que ao longo do ano promovem atividades relevantes para o desenvolvimento sociocultural do Município, num grande momento de convívio e partilha cultural”, foi referido pela autarquia.

A entrada é gratuita, mas limitada à lotação do espaço. O acesso ao auditório é feito pela Avenida General Vitorino Laranjeira – S. Gonçalo.