O grupo musical Vozes do Tâmega, sediado na freguesia de Alpendorada e Matos, em Marco de Canaveses, celebrou no dia 18 de fevereiro deste ano o 30.º aniversário. Martinho da Cruz é o fundador e o membro mais velho da banda, com 72 anos, e a filha, Marisa, é a mais nova.
"Vivemos bem o momento. Eu sou fanático por isto. Com 72 anos ainda pareço jovem no palco", confessa o artista. "Na maré, já estava reformado e fazia parte de bandas e pensei: Vou formar um grupo", explica, indicando que também foi incentivado por outras pessoas.

O grupo é "defensor de música popular portuguesa" e, apesar de manter a tradição, o fundador afirma que têm "melhorado". "No início, era um grupo popular, com bombos, ferrinhos. Agora, já estamos mais modernos, fazemos espetáculos com outra dimensão, com mais potência de aparelhagem, mas continuamos a ter um repertório com música popular portuguesa, mas com mais qualidade", sublinha.

A banda Vozes do Tâmega é composta por dez elementos, entre eles, quatro vocalistas e "bateria, órgão, viola, baixo, cavaquinho, percussão e acordeão", explica Martinho da Cruz.
https://www.facebook.com/vozesdotamega.tamega/posts/pfbid021hxZrnpGnhrcCSDTkk7u29VN2sA2tU2XD55PtoaP2X82sCmLsheeAx4NZwYWiqa2lDe Marco de Canaveses ao Alentejo, a banda percorre todo o país. "Temos tido espetáculos muito bons, milhares de pessoas e o grupo faz sempre um bom espetáculo. Temos um bem connosco que é o nosso repertório, com canções todas originais", conta ao Jornal A VERDADE.

Martinho da Cruz termina a realçar que o grupo "não vai acabar agora, ainda vai durar muitos anos e vai servir o concelho".
Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.