Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo
Esta quarta-feira, dia 3 de julho, vai para a estrada a quarta edição da Volta a Portugal Feminina. A corrida começa em Vila Nova de Gaia e chega a Lisboa, no dia 7 de julho.
Este ano, a prova de ciclismo foi internacionalizada com a inscrição na União Internacional de Ciclistas (UCI, sigla do nome francês), "um salto de coragem para posicionarmos a Volta a Portugal Feminina no calendário internacional e fazermos desta uma grande corrida, que se estende ao nosso território", afirma Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O pelotão da corrida contará com mais de 120 corredoras, em representação de 19 equipas – sete das quais de categoria continental UCI -, oriundas de oito países diferentes: Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Noruega, Panamá, Portugal e Reino Unido. No geral, vão competir ciclistas de 27 nações.
O percurso será dividido em quatro etapas, no total de 442,9 quilómetros. A primeira etapa começa em Canelas, Gaia, às 12h30 de dia 3 de julho, terminando em Águeda, depois de percorridos 96,4 quilómetros, com duas contagens de montanha nos últimos 20 quilómetros e uma chegada em ligeira subida. José Guilherme Aguiar, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gaia diz estar na altura do ciclismo feminino, uma vez que "o desporto feminino está a explodir e Gaia tem muito prazer no aumento de atletas femininas".
Durante a apresentação da prova que decorreu em Gaia, Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) afirmou que a Volta a Portugal Feminina Cofidis foi "uma opção acertada por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo. No ano passado, disse com alguma convicção que a Volta Feminina ia atingir o nível da masculina em seis anos e esta edição prova que vai lá chegar. O caminho que está a ser trilhado pode levar a que esta seja uma prova estrela no calendário internacional. Voltamos a ter a camisola branca, que simboliza as missões do instituto: a juventude e o desporto".
Percurso
3 julho | 1.ª Etapa: Gaia – Águeda, 96,4 km
4 julho | 2.ª Etapa: Mealhada– Sever do Vouga, 119,9 km
5 julho | 3.ª Etapa: Anadia – Pombal, 121,9 km
6 julho | 4.ª Etapa: Torres Vedras– Póvoa de Santa Iria, 92,5 km
7 julho | 5.ª Etapa: Lisboa – Lisboa, 12,2 km (CRI)
