O Vodafone Rally de Portugal foi confirmado no calendário do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2023, disputando-se entre os dias 11 e 14 de maio.

A prova do Automóvel Club de Portugal (ACP) vai ser a quinta etapa de um calendário composto por 13 ralis e com novidades.

“É um orgulho enorme termos o Vodafone Rally de Portugal novamente confirmado no calendário do WRC 2023. Acima de tudo, é o reconhecimento da qualidade da nossa organização e da paixão dos portugueses pelo desporto automóvel e pelos ralis em Portugal, que este ano se traduziu num impacto de 153 milhões de euros para a economia nacional. Mais ainda quando este calendário reforça o destaque de Portugal nos ralis disputados na Europa”, sublinha Carlos Barbosa, presidente do ACP.

O calendário arranca com o Rali de Monte Carlo, entre 19 e 22 de janeiro, e termina no Rali do Japão, entre 16 e 19 de novembro. O Vodafone Rally de Portugal, uma das mais emblemáticas provas do Mundial, abre a fase de terra na Europa (depois da passagem pelo México, também em pisos de terra), sucedendo ao Rali da Croácia.

Como novidades no calendário de 2023 são o regresso ao Chile, que se estreou no Mundial em 2019, e um novo evento tripartido, o Rali da Europa Central (em asfalto), no final de outubro, dividido entre Áustria, República Checa e Alemanha.

“Estamos determinados a recolocar o calendário do WRC no panorama anterior à pandemia, com uma boa divisão de eventos entre a Europa e os outros continentes. Havia uma grande procura para um número limitado de eventos, mas estamos muito contentes com a abrangência e variedade de provas do próximo calendário. Será um grande desafio para os pilotos e um espetáculo fantástico para os adeptos de cada país”, afirma o diretor do WRC Promoter, Simon Larkin.

Confira as datas do calendário WRC 2023:

Monte-Carlo: 19 – 22 janeiro

Suécia: 9 – 12 fevereiro

México: 16 – 19 março

Croácia: 20 – 23 abril

Portugal: 11 – 14 maio

Itália: 1 – 4 junho

Quénia: 22 – 25 junho

Estónia: 20 – 23 julho

Finlândia: 3 – 6 agosto

Grécia: 7 – 10 setembro

Chile: 28 setembro – 1 outubro

Europa Central (Áustria, Rep. Checa e Alemanha): 26 – 29 outubro

Japão: 16 – 19 novembro