visit marco
Publicidade

Foi inaugurada, na tarde deste sábado, dia 24 de fevereiro, a VisitMarco Shop, um espaço localizado em Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses, que terá à disposição produtos endógenos marcoenses, bem como artesanato. O espaço será dinamizado pela Associação de Artesãos do Marco e pela Dolmen.

Glória Silva, presidente da Associação de Artesãos do Marco, afirmou que “esta inauguração está a superar as expectativas, porque fizemos pouca publicidade. Este espaço vai ser um espaço de todos, teremos aqui, de vez em quando, os artesãos a trabalharem ao vivo, teremos aqui alguns workshops e teremos sempre novidades a nível de artesanato”, garantiu.

O objetivo passa por “aliar um pouco a antiguidade à contemporaneidade. Temos sempre de pensar positivo e pensar que o Marco de Canaveses é capaz de fazer muitas coisas.Teremos aqui turistas e teremos a possibilidade de despertar o interesse de, não só, comprar o artesanato, mas ficar no alojamento local, experimentar restaurantes, poder visitar as pedreiras, que temos uma indústria que precisa de ser divulgada”, frisou.

visit marco 1

Presente também esteve o presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves que vê este espaço com “expectativa”, e, acima de tudo, com orgulho. “Precisamos que a arte desta terra, o granito, o turismo industrial seja potenciado. Também é muito importante para a nossa região e podemos aqui fazer uma fusão dos vários tipos de turismo”, apontou.

De acordo com o autarca, este local será uma mais valia para o “concelho do Marco de Canaveses, para a própria região e para o país, porque por aqui passam milhares de pessoas que vêm de outros países, então também estes podem levar na imagem o que o nosso concelho. Como autarca só me resta saudar e, acima de tudo, dizer que isto tem de ser um êxito, se isto funcionar é muito positivo para todos nós”.

visit marco 2

Por fim, Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, afirmou que este espaço vem “complementar toda a requalificação da zona de Bitetos, que foi inaugurada há cerca de sete meses. Este espaço, já por si só, com a praia fluvial, é muito procurado, o VisitMarco Shop acaba por complementar o Cais de Bitetos e a praia de Bitetos”.

Segundo a presidente, o objetivo de criar este espaço tem a ver com “a dinamização que é necessária, porque é um espaço que vai ter muita afluência de pessoas e que se entendeu que deveria ter uma dinâmica própria. Melhor do que ter um espaço aberto sem qualquer funcionalidade, que não fosse integrado com toda dinâmica do concelho, decidimos convidar a Dolmen e a Associação de Artesãos a fazer a dinamização deste espaço, porque sabíamos de antemão que com a experiência é diferente. A cooperativa Dolmen pela experiência que tem e pela possibilidade que tem de vender através da plataforma Locale.pt”.

visit amrco

A requalificação de Bitetos é “daqueles  projetos que acredito que, da forma como foi pensado, como foi concebido e como vai ser dinamizado, é um projeto para ter sucesso no Marco de Canaveses e, em particular, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão”.

O evento contou com a animação musical da artista Agnes String. No final da apresentação, houve um verde de honra.

visit marco bitetos 1