senhora do salto paredes
Publicidade

O Parque da Senhora do Salto, localizado em Aguiar de Sousa, concelho de Paredes, e inserido na Rota do Românico, para além do espaço paisagístico de “rara beleza”, esconde em si a “Boca do Inferno”.

Localizado nas altas serras, cruzadas pelo rio Sousa, a “Boca do Inferno” é conhecido pela sua misticidade e por características geológicas únicas.

Assim, no Parque da Senhora do Salto pode envolver-se com a natureza e desfrutar de momentos de “tranquilidade e frescura”, ao mesmo tempo que é um local propício para a prática de rappel, escalada, BTT ou pedestrianismo.

Se optar por subir a vertente da serra de Santa Iria terá uma vista de longa distância, numa zona que integra a Rede Natura 2000 e onde é possível observar o falcão peregrino, a andorinhas das rochas, entre outras espécies.

senhora do salto paredes

Há pouco referíamos o lugar do Salto como um local místico, porque reza a lenda que um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena capela da Nossa Senhora do Salto.

Motivo que deu a este parque o nome de “Senhora do Salto” e que esconde outros encantos. Assim, ao longo das margens do rio Sousa e dos seus afluentes poderá encontrar galerias de amieiro, freixo e salgueiro, ao mesmo tempo que vê carvalho alvarinho, o pilriteiro, o sanguinho e o loureiro. Já nas escarpas esculpidas pelo rio Sousa, criam-se ambientes húmidos que propiciam o desenvolvimento de plantas insetívoras, de uma variedade de fetos bem como de um tapete de musgos.

Para além das andorinhas das rochas, este habitat tem diversas espécies de animais, algumas das quais ocorrem somente na Península Ibérica, tais como, boga, bordalo, ruivaco, salamandra lusitânica, rã-de-focinho-pontiagudo, tritão-de-ventre-laranja, lagarto-de-água, entre outros.

Como pode chegar ao local

Para chegar à Senhora do Salto deve procurar a sinalética que indica o desvio para o Parque Natural em Paredes, onde encontrará uma estrada estreita, de declive acentuado e que tem como destino o rio.

A partir daí poderá estacionar e seguir a pé, se optar pela direita encontrará de imediato a Senhora do Salto, caso opte pela esquerda irá ver os pilares de betão que sustentam um gigante viaduto.

Ao seguir pela Senhora do Salto irá observar o rio a correr, atravessar uma ponte em madeira e alcançar uma pequena cascata entre duas paredes.

A diversidade de habitats considerados prioritários para conservação e a elevada biodiversidade desta área levaram à sua classificação como Sítio de Importância Comunitária da rede de áreas protegidas da União Europeia (Natura 2000).