Viagens na nossa Terra

Viagem pela Rota do Românico: Mosteiro de São Pedro de Ferreira

Luís Sousa

04-09-2020

Paços de Ferreira: A Igreja do Mosteiro de São Pedro de Ferreira é um dos mais expressivos monumentos do românico português.

Monumento: Mosteiro de São Pedro de Ferreira

Localidade: Freguesia de Ferreira, Paços de Ferreira

A Igreja do Mosteiro de São Pedro de Ferreira é um dos mais expressivos monumentos do românico português.

Em finais do século XII, os cónegos da Sé do Porto detinham direitos sobre uma parcela do Mosteiro, pertencendo as restantes parcelas a algumas das famílias nobres deste território, como os Sousas [ou Sousões] e os Maias.

O portal principal está inserido em corpo pentagonal. As suas arquivoltas perfuradas [favos circulares] têm sido comparadas ora com as da Porta do Bispo da Catedral de Zamora, ora com a Igreja de São Martinho de Salamanca, como também com soluções decorativas da arte árabe de Sevilha, da segunda metade do século XII.

A Igreja de Ferreira reúne alçados [fachadas] e motivos escultóricos provenientes de diversas origens geográficas e oficinas de canteiro [pedreiro]: Zamora-Compostela, Coimbra-Porto e Braga-Unhão, salientando-se a representação de jograis [artistas], num dos capitéis da capela-mor.

Anexa à fachada principal conserva-se a ruína de uma galilé de função funerária, de que restam poucos exemplares em Portugal.

Subsistem ainda duas peças funerárias: um túmulo e a tampa de sepultura com estátua jacente do nobre João Vasques da Granja, vestido como peregrino e segurando o bordão [varapau].

O território do Mosteiro de São Pedro de Ferreira é atravessado por cursos de água de pequena e média dimensão que lhe conferem uma tonalidade verdejante, quadro que terá por certo estado entre as razões que conduziram à escolha do local para a edificação daquela casa monacal. Goze a região através de uma das muitas ofertas de atividades desportivas e de bem-estar. Tem percursos pedonais ou mesmo ótimos espaços para um refrescante mergulho. Se aprecia golfe, o Campo da Quinta dos Jasmins em Ferreira (Paços de Ferreira) tem as melhores condições para a prática, com seis buracos distribuídos por uma área de 15000 metros quadrados. Em Freamunde é convidativo o «Parque Urbano» pela beleza da sua paisagem, podendo aqui usufruir de relaxantes momentos de lazer. Coloque a mochila às costas e rume ao Jardim de Soverosa, em Paredes, e percorra os «Caminhos de Sobrosa-PR3», um percurso de aproximadamente 6km onde poderá apreciar manchas de floresta, campos verdejantes e casas solarengas de grande tradição histórica.

Aproveite para partir à descoberta de outros monumentos da Rota. Propomos a visita a três tipologias distintas: Torre dos Alcoforados, Igreja de Meinedo e Ponte de Espindo. Em Lordelo, concelho de Paredes, a Torre dos Alcoforados é um bom exemplo de uma «domus fortis» - residência senhorial fortificada. Em Lousada, a Igreja de Santa Maria de Meinedo detém traços de um edifício tardio, mas ainda assim conserva vários elementos arquitetónicos que vale a pena explorar. Lançada sobre o rio Sousa, nesta mesma freguesia lousadense encontra-se a Ponte de Espindo, um bom exemplo da iniciativa local na promoção de travessias seguras e impulsoras de dinâmicas económicas para o território.

Como chegar

Coordenadas (graus decimais) 41,264835, -8,343834

Av. Mosteiro de Ferreira, Ferreira, Paços de Ferreira, Porto

Se vem do Norte de Portugal através da A28 (Porto), da A3 (Porto), da A24 (Chaves/Viseu), da A7 (Póvoa de Varzim) ou da A4 (Bragança/Matosinhos) siga na direção de Felgueiras pela A11 (Esposende/Marco de Canaveses) e depois na de Paços de Ferreira pela A42. Saia no nó de Ferreira/Freamunde e siga a sinalização do Mosteiro de Ferreira.

A partir do Porto opte pela A3 (Valença), depois pela A41 CREP (Paços de Ferreira) e, por último, pela A42 (Felgueiras). Saia em Paços de Ferreira/Paredes.

Se vem do Centro ou Sul de Portugal pela A1 (Porto) ou pela A29 (V.N. Gaia) opte pela A41 CREP (Vila Real) e depois escolha a A42 (Felgueiras), saindo em Paços de Ferreira/Paredes.

Se já se encontra na cidade de Paços de Ferreira, tome a direção de Paredes ou do acesso à A42 até encontrar a sinalização da Rota do Românico/Mosteiro de Ferreira

Onde comer

A oferta e variedade gastronómica é uma das riquezas do concelho de Paços de Ferreira. Entre muitas outras opções, sugerimos, em Ferreira, o «Solar de Ferreira», sendo de salientar a sua garrafeira diversificada. Igualmente em Ferreira, «O Telheiro» tem nos petiscos uma marca reconhecida, mas outros pratos podem ser pedidos à lista. Por seu lado, encontra no «Lareu’s», junto ao complexo desportivo do Sport Clube de Freamunde, a mesma tradição na qualidade dos petiscos, mas também tapas, além dos pratos convencionais. O espaço é jovem e o atendimento simpático.

Convirá confirmar previamente se os estabelecimentos se encontram abertos e que pratos típicos da região ou outros são servidos.

Nota: A visita exterior do monumento é livre, no entanto o acesso ao interior carece de marcação prévia. Para quaisquer dúvidas ou para agendar uma visita guiada deverá contactar a Rota do Românico através dos seguintes meios - telef.: +351 255 810 706 / telem.: +351 918 116 488 / E-mail: visitasrr@valsousa.pt