Viagens na nossa Terra

Já conhece o “Jardim dos Namorados” em Penafiel?

Ana Regina Ramos

11-08-2020

Veja algumas fotografias do local que permite uma paisagem sobre o vale do Rio Cavalum

Todos os jardins poderão, eventualmente, transformar-se em locais românticos, mas, em Penafiel, há mesmo um conhecido por “Jardim dos Namorados”, que conta com uma espécie de miradouro sobre o vale do Rio Cavalum.

Logo atrás do Palacete do Barão do Calvário - sede da Biblioteca Municipal de Penafiel -, num ambiente sossegado, que respira Natureza e com uma paisagem ampla sobre uma parte da cidade, fica o também denominado Jardim da Praça da República. A sua origem remonta ao século XIX, segundo refere o site da Câmara Municipal.

Zonas amplas relvadas com canteiros de buxo ornamentados por elementos vegetais, separados por caminhos em granito são o que compõe este jardim, embelezado ainda com alguns arcos em metal cobertos com roseiras, ideais para cenários de fotografias. Há ainda, nos canteiros, a marca do festival Escritaria, com algumas frases de escritores homenageados como Manuel Alegre e Miguel Sousa Tavares.

No fundo do jardim, há uma espécie de varanda para a cidade com alguns bancos, onde, uma vez por outra, se sentam os pares de namorados.

111